Liberada temporada de venda e consumo do caranguejo

Crédito Foto Ilustrativa: Rede TV Mais

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

O dia 1º de dezembro esperado com muita ansiedade por grande parte dos moradores do litoral do Paraná, finalmente chegou. Isto porque, a partir desta data, acaba o defeso do caranguejo, assim como prevê a Portaria 180/2002 do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

A venda e consumo do crustáceo estão permitidas até dia 14 de março.

Em entrevista recente ao Portal E+ Notícias, o tenente Werner da Polícia Ambiental, explicou que apesar do fim do defeso, nem todo caranguejo pode ser capturado e que seguir as orientações dos órgãos ambientais é muito significativa para que a espécie não corra riscos.

“A forma de captura mesmo após a liberação é apenas permitida com uso das mãos. Está proibida a utilização de qualquer tipo de instrumento como os laços. Vale lembrar que a captura da fêmea é proibida em qualquer época do ano e não podem ser capturados caranguejos com a carapaça inferior a sete centímetros. Se cada um fizer sua parte a espécie não correrá riscos”, disse o Tenente na ocasião.

A dona de casa Marilene Santos Nogueira era uma das apreciadoras da iguaria que não via a hora da venda ser autorizada. Para ela, consumir o caranguejo vai muito além de um programa culinário.

“Quando chega a época de consumir o caranguejo, até a família fica mais unida. Esses momentos já fazem parte da tradição familiar, não é simplesmente degustar o caranguejo é reunir as pessoas que gosta para passar momentos agradáveis juntos”, afirmou ela.