Loja Maçônica Perseverança comemora 158 anos de atuação em Paranaguá

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A Loja Maçônica Perseverança, localizada na Rua Faria Sobrinho, celebrou no dia 5 de maio, os 158 anos de atuação em Paranaguá. Para comemorar a data, foi realizada uma cerimônia em sua sede que contou com a presença dos familiares dos membros. A chamada Sessão Magna aberta, aconteceu após dois anos de restrições em virtude da pandemia de Coronavírus.

Em Paranaguá, a Maçonaria começou a dar seus primeiros passos em 1837, com a fundação da primeira Loja Maçônica em solo paranaense, a União Paranaguense. No ano de 1859, foi instituída a loja Fraternidade Paranaguense e, só então, no dia 5 de maio de 1864, 19 irmãos da Loja Fraternidade decidem fundar a Loja Perseverança, sendo o Doutor Alexandre Bousquet, seu Primeiro Venerável Mestre (presidente).

Para falar sobre o aniversário da Loja Maçônica Perseverança e outros assuntos relacionados à Maçonaria, o Portal E+ Notícias conversou com o Venerável Mestre, Jean Cristiano Correa. Confira a entrevista!

Como é comemorar 158 anos de Loja Maçônica?

Muito especial, toda e qualquer instituição que complete 158 anos de idade tem muitos motivos para comemorar, dificilmente se consegue perdurar tanto tempo somente sem valores positivos e princípios sólidos.

Qual a principal função, objetivo da Maçonaria?

Em essência, o objetivo da Maçonaria é auxiliar o desenvolvimento da humanidade enquanto sociedade organizada, formando construtores sociais ou formadores de opinião.

Como é realizada a seleção dos seus membros?

Esse trabalho tem início quando o Maçom observa na sociedade um cidadão de comportamento respeitável ou homem livre e de bons costumes e formula convite para o ingresso na Maçonaria.

Ainda há muito preconceito com relação à Maçonaria?

Infelizmente sim, o desconhecimento e a falta de informação correta acabam prejudicando a imagem da ordem, para isso as três potências regulares do Paraná criaram um portal que esclarece bastante coisa, segue link: Maçonaria do Paraná (maconariadoparana.org.br).

Quais os planos futuros para que a Loja Maçônica cresça ainda mais?

A filantropia é o caminho, continuar fazendo caridade como sempre, assim somos exemplos de inspiração e de virtude, os jovens estão com a mente mais aberta em virtude do acesso à informação, isso possibilita que os princípios de liberdade, igualdade e fraternidade atinja seus corações. Em conjunto a isso a Ordem está se atualizando junto às novas tecnologias e propagando seus ideais nos mais diversos ambientes.

PARCEIROS