Na última quinta-feira (27), chegou ao Brasil o primeiro lote de vacinas contra a Covid para crianças de 6 meses a menores de 3 anos.
Os imunizantes são da farmacêutica Pfizer e contam com o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O lote com 1 milhão de doses desembarcou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).
As primeiras vacinas vão ter como público alvo crianças com comorbidades dentro da faixa etária estabelecida. Ainda não há data definida para que os municípios brasileiros possam iniciar a vacinação deste público.
“Neste momento, como medida cautelar, a vacinação será recomendada para crianças entre 6 meses e menores de 3 anos com comorbidades. Com o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, a possibilidade de ampliação das doses para as crianças nessa faixa etária sem comorbidades deverá ser avaliada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec)”, explica o Ministério da Saúde.
Período de Análise
Nos próximos dias, o lote passará por análise e avaliação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. Já na segunda-feira (31), uma nota técnica deve repassar as orientações relacionadas à aplicação, ao público-alvo e à distribuição das vacinas por estado.