Luta contra o tempo: Lorenzo precisa urgente de um transplante de coração

Crédito da Foto - Enviada pela família

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Lorenzo Arlindo Moreira dos Santos Amorim, tem apenas 7 anos e tem passado por momentos muito difíceis junto aos familiares.

Ele contraiu uma doença conhecida como Miocardite Viral, que é a inflamação do tecido muscular do coração (miocárdio) que causa a morte do tecido. A causa pode estar relacionada a infecção, toxinas e medicamentos que afetam o funcionamento do coração, e por distúrbios sistêmicos, como sarcoidose. No entanto, muitas vezes a causa é desconhecida.

“O Lorenzo contraiu um vírus chamado Sinovirus um vírus insignificante que ao invés de se manifestar como uma gripinha boba, entrou na corrente sanguínea e se alojou no músculo do coração causando uma Miocardite, resumindo o músculo perdeu toda função. Hoje o coração dele funciona 10%”, conta Clenia Moreira dos Santos mãe do Lorenzo.

A doença foi diagnosticada pela equipe médica do Hospital Pequeno Príncipe, localizado em Curitiba.

“Descobri a doença graças ao atendimento que recebemos no setor de emergência do Hospital Pequeno Príncipe, a equipe médica investigou e viu que se tratava deste problema”.

Segundo Clenia apenas um transplante de coração pode salvar a vida do pequeno Lorenzo. Procedimento que deve ser realizado o mais rápido possível.

No Brasil, o assunto doação de órgãos, ainda não é tratado de forma ampla como deveria. De acordo com dados apurados pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), em 2020, devido à pandemia, o número de doações caiu e a taxa de mortalidade de quem está na fila de espera pulou de 10% para 30%.  Por isso, a família de Lorenzo deixa um apelo.

“Nossa única solução é achar um doador compatível. Só um coração novo para salvar a vida dele e ele está sem tempo, pois já está descompensado. Por isso, deixamos aqui um apelo para a importância da doação de órgãos, hoje somos nós que estamos precisando, mas nunca sabemos o dia de amanhã”, diz a mãe.