Mais 2.130 doses da Pfizer são entregues ao Litoral do Paraná

Distribuição das vacinas para regionais de saúde no Cemepar - Curitiba, 29/12/2021 - Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) atendeu o pedido de pelo menos 330 municípios paranaenses e distribuiu mais 252.551 vacinas contra a Covid-19 nesta quarta-feira (1º). A nova remessa inclui o primeiro lote destinado a dose de reforço (DR) para adolescentes de 12 a 17 anos, com 171,3 mil imunizantes.

Dentre as doses da Pfizer, são 288 vacinas para primeira dose (D1), 50.100 para segunda aplicação (D2), 23.740 pediátricas para D2 e 171.372 para DR. Além disso, o Estado também enviou 376 doses de CoronaVac pediátrica para D2, 3.460 de AstraZeneca para D2 e 3.215 da Janssen para DR.

O controle do envio de doses é realizado junto com os municípios a partir da necessidade e demanda, evitando perda vacinal. “A Sesa mantém contato diário com as Regionais de Saúde e quando há necessidade do envio de doses para Covid, nossas equipes disponibilizam esses imunizantes para os municípios”, explicou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

As vacinas foram retiradas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) pelas 22 Regionais de Saúde ainda durante a manhã e devem ser distribuídas aos municípios nesta semana.

DOSE DE REFORÇO – Este é o primeiro lote exclusivo para DR de adolescentes, após a confirmação de inclusão do grupo pela Nota Técnica nº 35/2022, divulgada pelo Ministério da Saúde na última sexta-feira (27).

“Quando recebemos a nova recomendação, já entramos em contato com os municípios para verificar quantos precisariam de doses específicas e 320 cidades retornaram com essa necessidade. Agora, estamos disponibilizando essas vacinas para agilizar o processo de vacinação destes adolescentes”, disse César Neves.

Segundo a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 (Secovid), o imunizante recomendado deve ser da plataforma de RNA mensageiro (Pfizer), mas se houver indisponibilidade da Pfizer, a vacina inativada Coronavac também poderá ser utilizada. A aplicação deve ser realizada após quatro meses da última dose do esquema vacinal primário.