Um homem de 53 anos foi preso na manhã de hoje (13) em sua casa no bairro Jardim América em Paranaguá. Na sequência a equipe o levou até a Curitiba, na Superintendência da PF.
A prisão ocorreu devido a um mandado cumprido pela Polícia Federal no âmbito da Operação “Enterprise”.
A Operação Enterprise foi deflagrada em 2020 e tem como objetivo combater um conglomerado de organizações criminosas ligadas ao crime de tráfico internacional de drogas.
OPERAÇÃO ENTERPRISE
A Operação Enterprise foi deflagrada pela Polícia Federal no dia 23 de novembro de 2020, a partir de uma apreensão realizada em setembro de 2017 por servidores da Receita Federal, que impediram o embarque de 776 quilos de cocaína que estavam sendo exportados pelo Porto de Paranaguá, com destino ao Porto de Antuérpia, na Bélgica.
A Operação teve como principal objetivo combater organizações criminosas envolvidas no tráfico internacional de drogas, além de coibir crimes correlatos como a lavagem de dinheiro e remessa ilegal de divisas para o exterior.
Ao todo, no desenrolar da Operação Enterprise, foram cumpridos 153 Mandados de Busca e Apreensão, sendo 145 no Brasil e oito no exterior, além de 65 Mandados de Prisão. Também foram concedidos 37 pedidos de arresto (mandados de apreensão) de aeronaves.
Por meio de uma minuciosa investigação, a Receita Federal e a Polícia Federal passaram a acompanhar a dinâmica de uma facção criminosa responsável por comandar a exportação de entorpecentes através de portos brasileiros com destinos diversos no exterior, especialmente para a Europa.
Somente em 2019, foram tiradas de circulação 58 toneladas de cocaína relacionadas à Operação, número equivalente a 40% do total apreendido durante a última década .