Mariupol, que nos últimos dias vem sendo um dos principais alvos de invasão militar e ataques por parte da Rússia é cidade-irmã de Paranaguá. O lugar também tem como sua de suas principais atividades econômicas, o porto.
Localizada ao leste da Ucrânia, o município firmou sua irmandade com Paranaguá através da lei nº 2.860 de 14 de abril de 2008.
“Neste momento conturbado, desejamos que a paz possa sobrepor todas as diferenças e assim encerrar os conflitos que preocupam o mundo todo. Toda a nação ucraniana e a comunidade de Mariupol estão em nossas orações”, disse o prefeito Marcelo Roque em entrevista para os canais de comunicação da Prefeitura de Paranaguá.
Sobre os Ataques a Mariupol:
Na última terça-feira (22), o mundo foi noticiado sobre os ataques aéreos a cidade sitiada de Mariupol, na Ucrância, eles foram intensificados por parte da Rússia. A invasão implacável, aconteceu um dia após, a cidade rejeitar a rendição feita por Moscou.
A situação é tão caótica e desumana, que a Câmara Municipal, disse que os bombardeios estavam transformando Mariupol em “cinzas de uma terra morta”.
Metade da cidade já teria sido tomada pelos russos. O calvário dos civis em Mariupol, já chega a 400.000 pessoas e outras centenas de milhares de cidadãos estão presos dentro de prédios, sem acesso a comida, água, eletricidade ou aquecimento.
O interesse da Rússia em Mariupol é estratégico. A cidade fica no Mar de Azov e a sua tomada permitiria à Rússia ligar áreas no Leste sob o controle de separatistas pró-russos com a península da Crimeia, anexada por Moscou em 2014.