Matinhos recebe neste sábado (20), o Festival Paralímpico 2023. O evento será sediado na Arena Vicente Gurski, das 8h ao meio-dia.
A novidade desse ano é que o Festival será realizado excepcionalmente em duas edições: agora em maio e também no mês de setembro. A decisão de promover dois festivais dentro do mesmo município ocorreu porque em 2020, o evento foi cancelado em virtude da pandemia.
Irão participar aproximadamente 200 crianças que integram a educação especial de Morretes, Antonina, Guaratuba, Pontal do Paraná, Paranaguá e Matinhos.
Também participam estudantes da rede municipal regular de Matinhos. Ao todo serão apresentadas quatro modalidades: Atletismo Paralímpico, Futebol de Cegos e Golbol, além da Bocha Paralímpica.
O evento promove a experimentação de esportes paralímpicos a crianças e jovens de 8 a 17 anos, por meio de atividades que os simulam de forma lúdica. A ideia é incluir pessoas com e sem deficiência.
A Coordenadora do Festival, Silmara França falou sobre o assunto. “O Festival foi criado em 2018 pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e acontece em todo Brasil de forma simultânea na manhã de sábado. O objetivo é difundir o movimento paralímpico e apresentar as modalidades”, explica.
Festival acontece em todo Brasil
A primeira edição do Festival Paralímpico de 2023 será realizada neste sábado (20), em 119 núcleos espalhados pelos 26 estados do país e o Distrito Federal.
Segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), organizador do evento, 80% das vagas são para crianças e jovens com algum comprometimento físico, visual ou intelectual. As demais são destinadas ao público sem deficiência. A expectativa é receber cerca de 16 mil pessoas em todo Brasil.
“O nosso objetivo é mostrar as modalidades para os participantes e despertar neles a vontade de praticar esportes diariamente. É uma forma de impactarmos suas vidas, de forma positiva”, destacou o diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB, Ramon Pereira, ao site da entidade.
Os locais selecionados para o festival foram anunciados em março. Trinta e quatro das 119 sedes integram o projeto de Centros de Referência, elaborado pelo CPB em 2017, que oferece modalidades paralímpicas, da iniciação ao alto rendimento, em espaços esportivos situados em diferentes pontos do país.
Essa é a primeira vez que a ação acontecerá duas vezes no mesmo ano. A próxima edição está marcada para 23 de setembro, um sábado, encerrando a semana em que se comemora o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21 de setembro) e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22 de setembro).
O Festival Paralímpico foi realizado pela primeira vez em 2018, reunindo mais de sete mil crianças e jovens de 48 cidades do país. A edição com mais participantes até o momento foi a do ano passado, envolvendo cerca de 15 mil pessoas em 98 municípios.