O projeto de revitalização da orla de Matinhos, entra em uma nova fase a partir desta terça-feira (10). Serão instaladas no município, as chamadas proteções costeiras, que são uma espécie de preparação, para receber as melhorias previstas no projeto do Instituto Água e Terra (IAT), que será concretizado pelo Consórcio Sambaqui.
Na ocasião, serão adicionadas à orla, formas têxteis do tipo bolsa e do tipo colcha, preenchidas com argamassa, que vão atuar como um muro de proteção das estruturas de urbanismo e paisagismo. Segundo os responsáveis pela obra, estes itens são essenciais para garantir segurança ao local, especialmente nos períodos de ressaca.
Os elementos serão colocados na região de Caiobá e se estendem até o final da intervenção, no Balneário Flórida. Somente na primeira etapa da revitalização, serão investidos R$ 314,9 milhões.
A revitalização da orla de Matinhos, tem como intuito principal reduzir os prejuízos e impactos ambientais ocasionados pelo desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e ressacas no Litoral. A junção destes fatores compromete e destrói parte significativa da infraestrutura urbana, turística e de lazer no município.
Uma das fases previstas no projeto é a engorda da faixa de areia em até 100 metros de largura. Até o momento, já foram realizadas algumas etapas como: a mobilização de equipamentos, início da solda da tubulação para a dragagem, a construção do viveiro para o cultivo da restinga, a instalação do canteiro central, das placas de segurança e das cercas de isolamento.
Além disso, foi iniciada a coleta de material genético da restinga na praia de Caiobá para serem cultivadas no viveiro em terreno cedido pela prefeitura, e também o afugentamento da fauna local para garantir um habitat seguro durante as intervenções.