Médico faz alerta sobre os danos causados pelo uso do cigarro eletrônico

Crédito da Foto - O Globo

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Desenvolvidos como uma alternativa mais saudável que o cigarro tradicional e menos nociva à saúde, os cigarros eletrônicos ( vape) estão muito longe de serem inofensivos.

Pesquisas realizadas recentemente mostram que ele está associado uso a risco de infarto agudo do miocárdio e de doenças respiratórias e pulmonares, como a asma, além de disfunção erétil.

O cantor Zé Neto, que faz dupla com Cristiano, anunciou em suas redes sociais que estava com uma doença causada pelo uso do cigarro eletrônico.

A equipe médica responsável pelo tratamento do cantor diagnosticou “foco de vidro no pulmão”. A boa notícia é que sua assessoria confirmou, na última quinta-feira (23), que ele está curado do problema de saúde.

No entanto, os médicos alertam para os danos causados pelo cigarro eletrônico e que muitas vezes podem ser irreversíveis.

Sobre o assunto, o Portal E+ Notícias entrevistou o médico João Zattar. Confira!

Doutor, quais são os danos causados pelo cigarro eletrônico?

Os DEF’s (Dispositivos Eletrônicos para Fumar) são proibidos no Brasil. Não somente porque não sabemos se realmente há um real benefício para diminuir o uso do cigarro, como já temos a comprovação dos seus malefícios. Além de ser um dispositivo liberador de uma substância química altamente dependente, a nicotina, ele pode possuir toxinas desconhecidas em algumas fórmulas. Há relatos de doenças pulmonares em jovens por conta disso. E se não bastasse, em um momento de Pandemia da covid19 e Surto epidêmico de Influenza, ocorre os estimulo para disseminação dessas doenças pelo compartilhamento dos DEF’s.

Vamos deixar bem claro que a estratégia clínica para cessar o tabagismo NÃO ENVOLVE A UTILIZAÇÃO DO CIGARRO ELETRÔNICO.

No caso de pessoas que fazem o uso, qual o sinal de alerta que algo está errado?

Muitos pensam que o primeiro sinal de alerta é algum sintoma respiratório, como falta de ar, tosse ou cansaço. Mas considero que o primeiro sinal de que algo está errado é quando você fica um tempo do dia sem utilizá-lo e percebe uma alteração significativa no seu comportamento ou psicológico. Ou seja, a dependência química ao dispositivo já está criada.

Quando procurar ajuda?

Imediatamente. O melhor momento para procurar ajuda é todo momento. Quanto antes, melhor! No entanto, quando se percebe alteração psicológica na ausência do DEF’s ou algum sintoma respiratório, a ajuda deve ser urgente.