Mesmo com sua importância cultural, marquise do Clube Republicano começa a ser removida

Crédito da Foto - Redes Sociais

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

A marquise do extinto Clube Republicano de Paranaguá começou a ter sua marquise removida pela prefeitura a partir de uma autorização do IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

A retirada teve como motivação a segurança, pois a estrutura estava condenada. Segundo quem conhece a procedência do imóvel, o proprietário é desconhecido.

O Clube, fundado em 1887, é considerado um marco histórico pela luta da República em nossa cidade, além de ter abrigado importantes eventos sociais e culturais durante décadas em Paranaguá.

“O Clube, fundado em 1887, é um marco histórico pela luta da República em nossa cidade, inclusive há uma página no Facebook que relata os fatos. Sei que muitos irão relatar suas épocas, quando funcionava em suas atividades sociais, mas também desenvolveu atividades esportivas, culturais e políticas”, explica o professor de história Wistuba Junior.

Para um dos maiores conhecedores da história da nossa região, com a retirada de parte da estrutura, também se perdem capítulos importantes do nosso passado. Ele defende a reestruturação do prédio.

“O imóvel só tem valor histórico não pela sua arquitetura, mas sim pela história de tão importante imóvel que agregou os republicanos de Paranaguá, suas lutas pela queda da monarquia. Importantes nomes da história de Paranaguá do Paraná e do Brasil ali se reuniram. Além disso, do lado político, o Clube também foi destaque no esporte, na cultura e, nos últimos anos em suas atividades sociais. Perder tão importante imóvel seria perder um passado histórico importante para o parnanguara. A Prefeitura de Paranaguá poderia recuperar o imóvel para desenvolver diversas atividades em nossa cidade.”, opina Wistuba.