Momento Unimed: Confira 6 dicas importantes para o cuidado com sua saúde no verão

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O aumento do calor em Paranaguá, em toda a região Sul e a umidade, acarretam alguns problemas para a saúde típicos dessa estação do ano. As altas temperaturas também podem causar insolação e desidratação, provocando fraqueza, diarréia e febre.

Por isso, no Momento Unimed de hoje, a Supervisora de Enfermagem Gabriele N. Cassimiro Pavão dá algumas dicas que podem fazer toda a diferença e proporcionar um verão tranquilo e cheio de saúde. Confira!

Como cuidar da sua saúde no verão:

1-Aumente a ingestão de líquidos.  O ideal é ingerir pelo menos 2,5 litros de água todos os dias, principalmente nos dias de calor intenso, pois com o aumento da transpiração é necessário reforçar a ingestão de líquidos para garantir o bom funcionamento do organismo. Você pode também ingerir de forma complementar água de coco, sucos, chá naturais e sem açúcar.
2-Abuse do protetor solar. Recomenda-se utilizar um filtro solar com FPS 30 ou superior. Quando for a praia ou realizar atividades ao ar livre, o protetor deve ser reforçado a cada duas horas ou em intervalos menores caso você esteja na água. Lembre-se, ele é o principal responsável pela nossa proteção contra os raios ultravioletas B (UVB) que são nocivos a nossa saúde.
3-Cuide bem da sua alimentação. Tenha uma alimentação leve e rica em vitaminas com frutas, verduras e vegetais e evite os alimentos ultraprocessados, refeições muito pesadas ou gordurosas podem sobrecarregar o sistema digestivo e causar transtornos gastrointestinais. Lembre-se que o calor acelera a deterioração dos produtos e facilita a proliferação de microorganismos, mantenha bem acondicionados e refrigerados para evitar uma intoxicação alimentar.
4-Não fique muito tempo com suas roupas molhadas. A umidade favorece o desenvolvimento de fungos e bactérias, facilitando o desenvolvimento de doenças como a candidíase e vaginoses que causam ardência, coceira e corrimento. Leve sempre uma peça de roupa a mais para se trocar quando tiver a intenção de se molhar.

5- Controle o consumo de bebidas alcoólicas. O consumo de bebidas alcoólicas e a combinação de sol e calor podem levar a desidratação e intoxicação do organismo. Tenha um consumo equilibrado e intercale com muita água.
6-Evite o sol nos horários mais quentes. Entre as 10h e as 16h a incidência de raios solares é maior, por isso o ideal é evitar se expor durante esse período e adotar cuidados redobrados para evitar a insolação como ficar na sombra do guarda-sol.

Quais são sintomas da insolação?

As queimaduras solares, que deixam a pele avermelhada e quente, são um dos principais sintomas. Mas, para identificar a insolação, é preciso ficar de olho em outras alterações do organismo, como: dor de cabeça,náusea, pele seca, confusão mental, tontura, tremores, pulso rápido, distúrbios visuais e convulsões.

Ao identificar esses sinais em uma pessoa, leve-a para um local mais fresco e ventilado, deite-a e remova calçados e roupas apertadas. Busque ajuda médica o mais breve possível.

Texto: Medicina Preventiva — Unimed Paranaguá

PARCEIROS