Motoristas de caminhões e ônibus sem exame toxicológico serão multados a partir de hoje

No Brasil o exame é feito com amostra de pele ou de cabelo.

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

A partir dessa quinta-feira, 1º de julho, os motoristas de caminhões e ônibus que não realizaram o exame toxicológico dentro do prazo exigido pela lei, serão multados.

A mudança na lei, determina que os condutores das categorias C, D e E (caminhões, carretas, ônibus e vans, entre outros) com menos de 70 anos devem realizar o exame a cada período de 2 anos e 6 meses.

Os motoristas que não forem submetidos ao teste 30 dias após o vencimento do prazo estabelecido serão punidos por infração gravíssima, a multa é de R$ 1.467,35. Segundo um levantamento da Abtox (Associação Brasileira de Toxicologia), feito no fim de junho, cerca de 115 mil condutores não realizaram os exames dentro do prazo previsto.

A exigência do exame toxicológico vale para cerca de 10 milhões de condutores e além da multa automática para quem estiver fora do prazo, o flagrante vai gerar outra infração gravíssima, com atribuição de 7 pontos na CNH, suspensão do direito de dirigir por 3 meses e a aplicação de nova multa de R$ 1.467,35.

O exame toxicológico passou a ser obrigatório no país em março de 2016, no Brasil ele é feito com uma amostra do cabelo ou pelo corporal e pode detectar drogas consumidas nos últimos três meses.