Movimentação de fertilizantes fica mais ágil nos portos de Paranaguá e Antonina

Fonte- AEN

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

A administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, atualizou as suas regras operacionais e aumentou em quase 30% os níveis de produtividade para cada operação de descarga dos granéis de importação. O objetivo é acompanhar a alta registrada nos volumes de desembarque de fertilizantes nos portos, o que começou a acontecer a partir do segundo semestre de 2021.

“O Porto de Paranaguá tem uma das melhores pranchas médias operacionais para o desembarque dos produtos entre os portos brasileiros. Para garantir maior eficiência no segmento de fertilizantes, a ‘prancha média’, varia de 6 mil a 9 mil toneladas por dia, por berço ou navio”, disse o diretor-presidente da Empresa Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Levando em conta o que vem sendo descarregado, mês a mês, de outubro de 2021 até março deste ano, a média de descarga tem sido de cerca de 40 mil toneladas, ou seja, quase dois navios por dia. A aquisição de novas balanças, juntamente com a atualização das regras operacionais, contribuem para que o atendimento aos caminhões que descarregam no cais, fique mais ágil.

“Subimos de 800 mil toneladas/mês para mais de um milhão de toneladas”, destacou o diretor de Operações da Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva Júnior.

Teixeira reforçou ainda, que para conseguir manter a fluidez e a agilidade na descarga dos navios que trazem os granéis de importação é necessário muito mais que a produtividade do costado.

“Depende do destino do produto – para qual armazém vai; das condições do armazém – os horários; as condições de retirada da mercadoria, carregando para o Interior; entre outros fatores, como a chuva também”, completou Teixeira.

Vale lembrar que apenas no mês de março, foram quase 12 dias de chuva.