Brasil vive surtos de Influenza e muitos parnanguaras ainda não se vacinaram

Foto Ilustrativa- Isto É Dinheiro

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

O Brasil tem vivenciado surtos de casos de influenza.

Só no Rio de Janeiro, são 5 mortes e mais de 20.000 casos confirmados. Alagoas e Bahia também registraram mortes.

A paciente que morreu em decorrência da doença na Bahia, é uma idosa de 80 anos, que estava internada em hospital privado de Salvador. Ainda segundo a Secretaria da Saúde, ela recebeu as 3 doses de vacina contra a covid-19, porém não havia sido vacinada contra a gripe.

Já no Amazonas, apesar de não haver registro de mortes, a Secretaria de Saúde local divulgou alerta sobre o aumento na circulação do vírus, dados da Fundação de Vigilância em Saúde mostram que o número de casos de H3N2 no Estado amazonense passou de 140 em novembro para 325 nos primeiros 15 dias de dezembro. Até o dia 17 de dezembro de 2021 foram contabilizados 494.

Dez Estados brasileiros, segundo a  plataforma InfoGripe, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), apontam tendência de crescimento “muito alto” da síndrome. São eles: Acre; Amapá; Amazonas; Bahia; Espírito Santo; Maranhão; Pará; Rio de Janeiro; Rondônia; São Paulo.

Embora o Paraná não esteja entre estes Estados, Paranaguá também tem registrado um aumento expressivo no número de casos, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

Apesar das Unidades Básicas contarem com doses de vacina contra a gripe, muitos cidadãos ainda não foram se vacinar.

“Temos percebido um aumento no número de casos de gripe (H3N2) em Paranaguá como também têm ocorrido em outros municípios do país. Desta forma, manteremos a vacinação nas unidades básicas de saúde e na Estação Ferroviária, além de ações que a Secretaria realizará. Se imunizar contra a gripe é tão importante quanto se vacinar contra a Covid-19”, ressaltou a superintendente de Vigilância em Saúde, Marianne Gomes em entrevista para as redes sociais da Prefeitura de Paranaguá.

A Secretaria Municipal de Saúde ainda destacou “ a prevenção contra a gripe é bem parecida da forma de se evitar a Covid-19: higienização em especial das mãos, distanciamento social e uso de máscara”.

Vale ressaltar que a vacina contra a Influenza também está disponível na Estação Ferroviária e não é mais necessário esperar o intervalo de recebimento da vacina contra a Covid-19.