Neste mês é realizada a Campanha Janeiro Branco que visa discutir a saúde mental

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Neste mês é celebrado o Janeiro Branco, uma campanha que tem como objetivo discutir a saúde mental e as ações que visam quebrar os tabus sobre os tratamentos para os distúrbios psicológicos que tanto afetam a sociedade nos dias atuais.

A campanha foi criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão em um momento no qual o Brasil apresentava altos índices de transtornos de ansiedade entre a sua população. Em razão disso, logo a iniciativa conquistou amplo apoio da comunidade de psicólogos e psiquiatras brasileiros, se tornando um movimento coletivo e anual.

O mês de janeiro foi escolhido porque a chegada de cada ano é, tradicionalmente, um período de reflexões e conclusões (positivas e negativas). Assim, pode trazer tanto frustrações com o que foi alcançado no ano anterior, quanto expectativas de renovação de vida, representando tempo de mudanças, inclusive, comportamentais.

“O Janeiro Branco é uma campanha liderada por psicólogos e psiquiatras brasileiros para envolver a sociedade em uma discussão sobre a saúde mental. Para tanto, são previstas palestras e outras ações que buscam quebrar tabus sobre tratamentos de distúrbios da mente, oferecendo informações sobre os transtornos provenientes desse adoecimento que não é físico. A motivação do Janeiro Branco se baseia na crença de que o adoecimento mental impacta na qualidade de vida dos indivíduos, afetando, por exemplo, a sua capacidade de foco e a sua vontade de sair de casa e de estar entre outras pessoas”, explica o Psicólogo Odamir Meira.

O Psicólogo também destaca a importância desta conscientização. “Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 300 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo. A doença atinge indivíduos de todas as raças, credos, idades, nacionalidades e classes sociais, afastando-as do convívio social e de uma vida produtiva. Não muito atrás, está a ansiedade que alcança cerca de 260 milhões de pessoas”.

Doutor Odamir Meira também reforça dados alarmantes envolvendo a saúde mental dos brasileiros. “Atualmente, somos o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo. Também cerca de 86% dos brasileiros apresentam algum transtorno mental. Todos esses dados reforçam a importância de se discutir a saúde da mente. Afinal, seu adoecimento é tão incapacitante quanto doenças que atingem o corpo, podendo resultar em sequelas e até em mortes”, completa ele.

O Psicólogo também listou algumas dicas de como cuidar da saúde mental. Confira! 

1. Separe um tempo para você

Todos os dias, tenha um momento para afastar a sua mente das preocupações do dia a dia. 

2. Saia da rotina

Às vezes, a melhor forma de se afastar dos pensamentos comuns à sua rotina é realmente se distanciando fisicamente dela. 

3. Se cerque de quem te faz feliz

O carinho e as risadas garantidas pela presença de quem te faz bem são armas poderosas para manter a mente relaxada e saudável.

4. Se exercite regularmente

Muito mais do que por uma questão estética, manter o seu corpo ativo significa oferecer a ele uma dose frequente de substâncias como a endorfina e serotonina. 

5. Se alimente bem

A lógica aqui é semelhante à do exercício físico: manter o seu corpo nutrido do que ele precisa faz com que tudo funcione corretamente, inclusive o seu cérebro.

6. Não tenha medo da terapia

Ao contrário do que muita gente pensa, o tratamento com um terapeuta não é apenas um recurso a ser acionado em tempos de necessidade.

7. Durma com qualidade

O sono é o momento que seu cérebro tem para se distanciar de todos as preocupações do dia, desacelerar e deixar que o seu corpo relaxe. 

8. Desacelere!

Sim, trabalhar é importante, mas é preciso saber a hora de desligar o computador e se permitir bons momentos de lazer. 

9. Afaste-se das redes sociais

As redes sociais podem ser um ambiente gostoso para acompanhar o dia a dia dos amigos que você nem sempre consegue encontrar, mas também têm potencial nocivo, especialmente para quem está mentalmente fragilizado.

10. Medite

Não precisa ser por muito tempo. Bastam apenas alguns minutos por dia para acalmar a sua mente.

11. Agradeça as pequenas conquistas

Comemorar as suas pequenas conquistas e as metas de curto prazo atingidas faz com que você produza dopamina. Então, de agora em diante, todo pequeno feito deve ser levado em conta para manter a sua mente saudável.