Devoção: 15 de novembro é Dia de Nossa Senhora do Rocio; procissão terrestre é um dos momentos mais esperados

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Os paranaenses celebram na próxima segunda-feira (15), uma das datas mais importantes para o calendário de festividades do catolicismo. O dia é escolhido para homenagear a padroeira do Estado do Paraná, Nossa Senhora do Rocio, cujo Santuário está situado em Paranaguá.

A imagem de Nossa Senhora teria sido encontrada por pescadores em nossa baía por volta de 1648, já em 1680, a então vila foi devastada pela Peste da Bicha, os pescadores pediram pela intercessão de Nossa Senhora do Rocio e foram prontamente atendidos.

Outros milagres e curas vieram depois e também foram atribuídos à Mãe do Rocio, como o fim da peste bubônica, em 1901, e o fim da gripe espanhola, em 1918. As inúmeras e grandiosas bênçãos recebidas fizeram com que em 1977 o Papa Paulo VI considerasse Nossa Senhora do Rocio como a padroeira do Paraná.

Procissão

Um dos momentos mais esperados da Festa em louvor a Nossa Senhora do Rocio é a procissão terrestre do dia 15 de novembro que sempre atrai milhares de fieis vindos do país inteiro. Em 2020 e 2021, ela teve que ser adaptada em virtude do distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19.

Devido aos inúmeros milagres realizados pela santa ao longo dos anos, outros devotos foram surgindo e a imagem que ficava no Santuário, no bairro do Rocio, foi transferida para a Catedral Diocesana, no Centro Histórico. Uma tradição conta que após levarem a imagem para a Catedral, em três ocasiões, ela desapareceu misteriosamente e muitos relatavam ver uma pequena luz caminhando pela Estrada Velha do Rocio, até o local de sua origem. Os devotos entenderam que isso aconteceu porque ela desejava ficar na região do Rocio, o que fez com que anos mais tarde, fosse construído no bairro, o Santuário em sua homenagem. A história explica e dá sentido tanto à procissão de ida como a de retorno.

No dia 15 de novembro terá missa às 5h, 7h, 8h30 e 10h. A celebração das 8h30 será transmitida ao vivo pela TV Pai Eterno e será presidida por Dom Frei João Mamede Filho, da Diocese de Umuarama. A programação ainda continua às 12h, 13h30, 15h e 16h com missa no Santuário e logo em seguida, inicia a 209ª Procissão Solene de Nossa Senhora do Rocio até a Catedral Diocesana de Paranaguá. Às 20h terá show musical no palco principal com a cantora Fernanda Liz.

No dia 16 de novembro terá às 18h uma missa na Catedral Diocesana e às 19h ocorrerá a Procissão Luminosa do Retorno da Imagem da Padroeira do Paraná, saindo da Catedral até o Santuário do Rocio. Neste dia, a partir das 15h, será ponto facultativo nas repartições públicas municipais, na forma do artigo 8º da Lei Municipal nº 2.808, de 31 de outubro de 2007, com redação dada pela Lei Municipal nº 3.506, de 18 de novembro de 2015. O projeto de lei é de autoria do então vereador, Arnaldo Maranhão.

“Em anos anteriores, a procissão de retorno conhecida como procissão dos parnanguaras, que é quando Nossa Senhora do Rocio volta para casa, acontecia às 17 horas. Devido ao horário, muitas pessoas que trabalham não conseguiam comparecer. Por esse motivo criamos essa lei, tornando ponto facultativo todo dia 16 de novembro a partir das 15 horas. Assim os trabalhadores conseguem sair de seus locais de trabalho, passar em casa, cuidar dos filhos e dos afazeres domésticos e ir prestigiar a procissão de retorno”, explica Maranhão.

Segundo a organização, a procissão em louvor a Nossa Senhora do Rocio reúne milhares de romeiros e é a segunda maior do Brasil, atrás apenas do Círio de Nazaré, em Belém do Pará. Durante a procissão, empresas e casas que ficam no trajeto são enfeitadas com bexigas e faixas em homenagem à padroeira.

Devoção

“Nossa Senhora do Rocio me remete a muita fé. Quando eu era solteira e morava no bairro do Rocio ia todo dia na igreja antes de pegar o ônibus para ir trabalhar. Eu e minha família já recebemos muitas graças, para mim é ela e Deus. Tudo o que você pede com fé, você é atendido!”, destaca a devota Therezinha de Jesus, de 84 anos.

O tema da festa escolhido para este ano é “Fazei tudo o que Ele vos disser” (João 2,5). Essa é a 209º edição da Festa em louvor a Nossa Senhora do Rocio.