No dia 1º de maio, acontece o Almoço Festivo para celebrar jubileu da Paróquia Nossa Senhora do Porto

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

A Paróquia Nossa Senhora do Porto, em Morretes, promove no dia 1ºde maio, domingo, uma ação solidária para angariar fundos destinados à sua manutenção e celebrar o jubileu de 210 anos. Será o Almoço Festivo, com direito a buffet livre, acompanhado de costela à fogo de chão, sobrecoxa assada, risoto, maionese e salada.

Os interessados em participar da iniciativa precisam desembolsar o valor de R$30,00 e podem optar em almoçar no salão paroquial da Igreja ou degustar o almoço em casa. O objetivo é comemorar os 210 anos da Paróquia Nossa Senhora do Porto, cuja fundação, data o ano de 1812.

“É digno e bom celebrarmos nossos louvores a Deus por estes 210 anos de caminhada como Igreja particular, louvando e bendizendo por toda graça recebida, todos os esforços que realizamos para que o reino de Deus vá acontecendo nesta porção da Igreja de Nosso Senhor. Por isso, inundados de alegria pela celebração que nos recorda os 210 anos de criação de nossa Paróquia, convidamos a todos, força viva da Igreja, para nossas festividades”, diz a publicação da Paróquia nas redes sociais.

Para mais informações sobre o evento, basta entrar em contato com a Paróquia: (41) 3462-1368.

A celebração do jubileu de 210 anos, ainda contará com a programação religiosa. Confira!

25 de Abril – 19h30

Terço Meditado, com o Terço dos Homens e das Mulheres, junto de toda a comunidade.

27 de Abril – 19h30

Missa e Adoração ao Santíssimo Sacramento

30 de Abril – 19h30

Missa Festiva com Batizado de novos membros

 1º de Maio – 10h

Missa Jubilar com celebração do Bispo Diocesano Dom Edmar Perón

Sobre a Paróquia:

A Igreja Matriz de Morretes possui uma história bastante peculiar e interessante. Nos seus primórdios, a cidade possuía apenas uma humilde capela (que teve sua construção autorizada pelo papa em 1769) e a população carecia de uma igreja que marcasse a presença da fé católica. Na época era condição obrigatória que as cidades possuíssem ao menos uma igreja.

A igreja atual teve sua construção iniciada em 1812, no mesmo local onde encontrava-se a antiga capela e em um dos pontos mais elevados da cidade.

A igreja foi finalmente inaugurada em 1850 e em seu interior encontra-se toda via sacra pintada a óleo, obra do famoso pintor morretense Theodoro De Bona. Seu interior é realmente muito bonito.

Foi batizada como Igreja Nossa Senhora do Porto, pois durante uma procissão em 1849, a imagem de Nossa Senhora do Porto, Padroeira da Vila, caiu do andor, fazendo-se em pedaços. No mesmo ano, foi encomendada uma imagem vinda da Bahia, esculpida em madeira, com revestimento de gesso.

Em frente à igreja está instalado um sino vindo de Portugal, com o brasão do Império, fundido no ano de 1854, além de uma cruz que data da passagem do século e um relógio em sua torre que funciona desde a Fundação da igreja. Localiza-se no Largo da Matriz.

Fonte: Triaquim Malucelli Blogspot