Novo decreto traz mudanças sobre abertura de igrejas, escolas particulares e quadras esportivas em Matinhos

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

A Prefeitura de Matinhos publicou nesta sexta-feira (16) um decreto com novas resoluções que serão adotadas frente ao momento da pandemia de Covid-19 em nossa cidade. O decreto municipal n.º 412 traz algumas mudanças em relação às medidas que estavam vigentes no município. As alterações dizem respeito à abertura das igrejas e templos religiosos, retorno das aulas presenciais em escolas particulares com restrições e ao funcionamento de canchas esportivas.

Todas as mudanças foram decididas em reunião na quinta-feira (15), entre o Poder Executivo e os vereadores de Matinhos. Ao fim da reunião, o prefeito Zé da Ecler informou que – mesmo não concordando com alguns itens decididos – irá acatar tudo o que foi resolvido pelos presentes, de forma democrática.

De acordo com o novo decreto, igrejas e templos religiosos podem abrir aos domingos, com apenas 30% de ocupação e adoção de todos os protocolos de segurança. O mesmo passa a valer para restaurantes e mercados. Assim, todos os estabelecimentos poderão ficar abertos até às 23 horas, todos os dias, como consta no decreto estadual.

Outra mudança é a permissão das atividades presenciais nas escolas particulares em Matinhos. Os estabelecimentos de ensino devem funcionar no sistema híbrido – com aulas presenciais e também online. E os pais que quiserem mandar seus filhos para a escola terão que assinar um termo de responsabilidade.

O decreto municipal n.º 412 ainda diz que as quadras para práticas esportivas estão liberadas para funcionar. No entanto, em caso de quadras com bares/lanchonetes anexos, apenas as quadras abrem, mas os bares permanecem fechados. O objetivo é evitar aglomerações que possam ocorrer após a atividade esportiva.

As determinações contidas no decreto publicado nesta sexta-feira estão em conformidade com o decreto estadual n.º 7.320, editado em 13 de abril pelo Governo do Paraná. A resolução do Palácio Iguaçu promove alterações no decreto estadual n.º 7.020, que havia sido publicado em 5 de março.

Fonte: Prefeitura de Matinhos

Foto: Almir Alves