Novo Normal: Conheça as profissões que ganharam destaque com a pandemia

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O novo “normal” que muitos falam quando o assunto é a pandemia de coronavírus, trouxe à tona muitas discussões, entre elas, sobre as profissões que ganharam destaque e são consideradas as mais promissoras no atual momento.

Segundo especialistas no assunto: Cientistas de dados, desenvolvedores, engenheiros de inteligência artificial, especialistas em satisfação do cliente e em transformação digital, profissionais da saúde especializados em telemedicina, são apenas algumas delas.

Estas eram consideradas profissões do futuro, mas que passaram a ganhar relevância com a pandemia, que acelerou o processo e possibilitou a criação de novas oportunidades de trabalho.

Segundo Fábio Santos, professor de cursos destinados à Tecnologia da Universidade Tiradentes, campus Farolândia, em Aracaju, as profissões mais promissoras do momento estão no núcleo tecnologia e no de saúde ligado à tecnologia.

“Temos cada vez mais em evidência gamers, funções voltadas ao mercado de E-Sports, a exemplo de desenvolvedores, especialistas de marketing e treinadores de equipes de jogos eletrônicos. Além de cientista de dados, que é aquela pessoa bem analítica, tem um perfil estatístico e matemático, junto com conhecimento em computação e que faz a análise dos dados, e projeções futuras para empresas. É uma profissão que está em alta e que surgiu recentemente”, destaca Fábio.

Muitos comerciantes e empresários viram os negócios decair devido à crise econômica gerada pela pandemia e a frase “A propaganda é a alma do negócio” nunca fez tanto sentido, prova disso é a crescente na área de mídias sociais.

“Outra profissão que surgiu há uns anos e vem crescendo, principalmente neste período de pandemia, é a de especialistas em sucesso do cliente. Esse é um conceito muito forte, no qual a missão desse profissional é garantir que o cliente tenha uma experiência bem sucedida desde o começo até o final dentro das empresas. Esses são profissionais que vêm se adaptando junto às evoluções do mundo digital e que vão se desenvolver cada vez mais”, explica o professor.

Os concorridos cursos na área de saúde ficaram ainda mais requisitados com a pandemia, sendo consideradas profissões promissoras e essenciais. “A tendência, apontada mais uma vez pela pandemia, é que esses profissionais tenham que se reinventar, no sentido de se especializarem também em telemedicina, por exemplo. Isso faz com que a área de ‘healthcare’ [cuidados com a saúde], esteja cada vez mais alinhada à tecnologia, mesmo em um cenário pós-pandemia”, pontua Fábio Santos.

A parnanguara Luanna Santos, cursa o segundo ano do curso de enfermagem em uma universidade particular de Curitiba e já está atenta às novas tendências do mercado de trabalho.

“Eu já era apaixonada pela enfermagem e sempre considerei uma área bastante promissora, acredito que a pandemia deu ainda mais relevância a estes profissionais que muitas vezes não eram valorizados como deveriam. A cada dia que passa, a minha certeza de seguir na profissão só aumenta. Agora vendo o atual cenário, percebo a necessidade de aliar a minha área com cursos da área de tecnologia, será sucesso na certa”, afirma Luanna.

PARCEIROS