A obra que prevê a engorda da faixa de areia da orla de Matinhos está bastante adiantada, 80% desta etapa já está concluída. Os trabalhos se estenderam da praia de Caiobá e Balneário Riviera até o Pico de Matinhos.
Agora restam apenas 2,3 quilômetros, todo o trabalho acontece através da draga Galileo Galilei, de origem belga. Sua função é retirar areia do fundo do mar.
A dragagem integra as etapas do projeto de Recuperação da Orla de Matinhos que está sendo realizado pelo Governo do Estado. A intenção da recuperação é minimizar os impactos gerados na região, em virtude das cheias e episódios de maré alta.
O projeto executivo foi elaborado pelo Instituto Água e Terra (IAT) e analisado pela equipe multidisciplinar da Universidade Federal do Paraná (UFPR), através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura. Já as obras são executadas pelo Consórcio Sambaqui, vencedor da licitação. O investimento é de R$ 314,9 milhões para todas as intervenções.
“Praticamente cinco meses depois de iniciados os trabalhos, temos uma boa faixa de praia engordada com a draga. A obra de revitalização da orla de Matinhos não é de embelezamento, mas objetiva benefício para as casas que sofrem com as chuvas torrenciais e maré alta”, pontua o secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Everton Souza.
Em números gerais, serão 6,3 km de faixa de areia até 100 metros mais larga no Litoral, com o depósito de mais 2,7 milhões de metros cúbicos de areia na orla. Já foram depositadas nas praias do Litoral o equivalente a 170 mil caminhões de areia.
Com informações da AEN