Os veranistas que forem passar a temporada de verão em Matinhos, vão presenciar uma faixa de areia nova e ampla, com até 100 metros de largura, entre Caiobá e o Balneário Flórida.
Segundo o Governo do Paraná, as melhorias na orla na praia devem prosseguir durante a temporada de verão 2022, mas de forma mais discreta. Para orientar os visitantes sobre as melhorias, nos locais em obras, serão instaladas placas de sinalização com a intenção de informar à população sobre os trechos interditados para a construção da nova infraestrutura, como calçadas, ciclovias, paisagismo e outros.
Assim como ocorre todos os anos, o projeto Verão Maior Paraná inicia no final de dezembro e segue até o dia 31 de janeiro de 2023. A iniciativa do Governo do Estado vai proporcionar diversas atividades aos veranistas.
“É importante que a população respeite essas placas para evitar imprevistos durante seu período de lazer, como acidentes com máquinas trabalhando e até mesmo buracos”, destacou o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza.
Entre os pontos que ainda não estão prontos para a utilização durante a temporada está o prolongamento de 4,5 km (entre o Pico de Matinhos e o Balneário Flórida). Esse espaço ainda não pode ser usufruído para lazer, mas há expectativa de liberação total até dezembro.
O diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT), José Luiz Scroccaro, afirma que novas obras não serão iniciadas na alta temporada.
“O Consórcio Sambaqui dará continuidade ao que já está sendo realizado no Litoral, com a construção da infraestrutura urbanística, o espigão no Pico de Matinhos, os guias-correntes do Canal da Avenida Paraná, além de obras de micro e macrodrenagem”, explicou.
OBRAS
A cidade de Matinhos recebe investimentos de R$ 314,9 milhões para modernização em diversas frentes de trabalho. Além da engorda da faixa de areia, estruturas marítimas semirrígidas (espigão, headlands, guias-correntes) e obras em canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem vão fortalecer o turismo e as condições da cidade. A revitalização urbanística da praia e da calçada, com o plantio de árvores nativas e melhorias na pavimentação asfáltica, completa o pacote.