Óculos de Sol Falsificados: Entenda quais os riscos

Crédito da Foto: NewLentes

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

É muito comum durante o verão, a grande oferta de óculos falsificados, também conhecidos como piratas. São produtos atrativos, com preço acessível e até muito parecidos com o modelo original criado por uma determinada marca.

Por outro lado, o barato pode sair caro, segundo os Oftalmologistas. São vários os danos causados por este tipo de produto, entre eles: o aparecimento da catarata e a intensificação da degeneração macular – doença que prejudica a visão central.

De acordo com os médicos especialistas em olhos, o que ocorre é que quando se usa óculos escuros, a pupila se dilata, o que permite maior entrada de radiação, com a finalidade de absorver mais luz.

Imagem de um óculos original

Por este motivo, é preciso que os óculos escuros protejam contra os raios UV que atingem as pupilas dilatadas, já que, a outra utilidade dos óculos de sol é possibilitar ver melhor quando ofuscados por luz forte.

Neste caso, é preciso analisar o contexto com a utilização de óculos de sol falso. A pupila vai responder à escuridão da mesma forma que com outros óculos, porém sem a proteção UV adequada. Para os oftalmologistas, é ainda pior do que estar sem óculos no sol.

O empresário do ramo de óticas, Jefferson André Laurindo, destaca os prejuízos que a utilização dos óculos falsificados podem trazer à visão e ensina como identificar um produto pirata.

Na foto, o empresário Jefferson Laurindo

“O uso de um produto desconfortável por usar materiais de baixa qualidade que não se ajustam ao rosto, além das lentes sem garantia e muitas de plástico com distorções para visão. É muito simples esta identificação, basta analisar o preço geralmente muito abaixo do valor anunciado pelo site oficial da marca. A maioria das pessoas sabe que está comprando um óculos falsificado, pois os mesmos são comprados sem nota, não existem garantias. São produtos descartáveis”, orienta o empresário.