Operação Ágata apreende mais de 30 quilos de cocaína no TCP

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Mais de 30 quilos de cocaína foram apreendidos no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) durante a manhã desta segunda-feira (27).

A apreensão faz parte da Operação Ágata e conta com a mobilização de equipes da Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar do Paraná, Marinha do Brasil e Guarda Portuária.

A droga foi encontrada escondida dentro de um motor de um contêiner refrigerado que veio da República Dominicana e que passou anteriormente, por um porto espanhol. A estrutura estava vazia e ninguém foi preso.

Segundo os responsáveis pela Operação, a rota mais utilizada pelo tráfico de drogas começa nas Américas e tem a Europa como destino. Por isso, os investigadores acreditam que a droga tenha sido colocada no compartimento em algum país produtor, não sendo retirada pelos traficantes na Espanha.

A investigação ainda aponta que o contêiner voltou a ser utilizado e seu conteúdo ilícito não foi encontrado na República Dominicana. A apreensão se deu graças ao trabalho realizado pelas forças brasileiras de segurança.

Os tabletes de cocaína foram encontrados durante uma inspeção de rotina realizada com o apoio de um scanner da Receita Federal e em seguida, o conteúdo foi encaminhado com auxílio de um helicóptero para a sede da Polícia Federal, em Curitiba.

Essa foi a quarta apreensão de cocaína realizada pela Receita Federal no Terminal de Contêineres do Porto de Paranaguá (TCP), em 2023. No total, já foram apreendidos mais de 137 quilos da droga somente esse ano.