Orgulho: Pontalense vai representar o Brasil lutando Muay Thai na Tailândia

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Um morador de Pontal do Paraná está fazendo bonito com a camisa do Brasil no universo do Muay Thai. Com o currículo repleto de importantes títulos, Luiz Henrique Wilson Silva agora foi convidado para representar o Brasil na AITMA & IMTF.

A luta será pelo Campeonato Mundial na cidade de Ayuttaya antiga capital da Tailândia. Para Luiz Henrique a competição marca seu recomeço, após um período sem viajar para lutar em virtude da pandemia.

“Comecei a treinar Muay Thai desde 2001 e competir em 2005. Resolvi lutar no começo mais por medo de apanhar na rua ou no colégio. Ao longo do tempo fui percebendo que eu poderia ficar bom”, relembra o lutador.

A trajetória de Luiz Henrique no esporte é vitoriosa. “Na minha carreira eu lutei muito amador e obtive inúmeras experiências. Em 42 lutas no amador conquistei títulos como: Campeão Paranaense, Campeão Brasileiro e Campeão Paulista. Esses títulos para um atleta que almeja o profissional são muito importantes. Após completar 18 anos fui para o profissional”, destaca o lutador.

A entrada para o nível profissional foi decisiva para que sua carreira decolasse. “Após a minha formatura de Prajied Nível Preto 2014 tive a oportunidade de conhecer o Mestre Pako, Diretor da organização Tailandesa AITMA & IMTF. Mestre Pako fez o convite para estar representando o Brasil pela organização AITMA & IMTF. A Minha primeira viagem para a Tailândia foi um choque de realidade. Cheguei em um país que respirava Muay Thai e sabia que tudo que aprendi no Brasil tinha muita mistura e a minha certeza é de que eu iria evoluir a cada dia”.

Luiz Henrique continua. “Cheguei nas finais em 2015 como vice-campeão mundial. Retornei em 2016 fazendo uma grande luta chamando a atenção dos promotores de outros eventos. Em 2017, um ano memorável, cheguei a final do campeonato mundial lutando contra um tailandês muito bom e graças a Deus consegui me consagrar campeão. Após esse título, fui convidado a ficar por três meses, neste período participei de cinco lutas e ganhando quatro delas. Após 2017 com o título, tudo ficou mais fácil em questão de lutas na Tailândia, por isso, acabei retornando em 2018, 2019 e 2020. Nesta época lutei com mais de 15 atletas internacionais. Para mim, 2023 é um ano do renovação após um período de caos total com pandemia e guerras. Agora estou voltando a representar o meu país. Minha próxima luta com a camiseta do Brasil será dia 17 de março na cidade de AYUTTAYA antiga Capital da Tailândia”, ressalta Luiz Henrique.

Para finalizar, ele deixa um recado para quem sonha em viver da luta, mas muitas vezes se sente desmotivado e sem esperanças.” Meu recado para os amantes da arte marcial é nunca desista por mais difícil que seja. Tudo tem o seu começo e seu tempo para acontecer. Construa a sua história um dia de cada vez. Lute pelos seus ideais e jamais deixe de acreditar nos seus sonhos”, finaliza ele.