No último domingo (20), os brasileiros se despediram no verão. O outono 2022, começou oficialmente e segue até o dia 21 de junho, às 06h14.
Segundo previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os primeiros dias do outono devem ser de céu nublado com pancadas de chuva em boa parte do Paraná.
Entre as regiões com maior probabilidade de chuva estão: Paranaguá, Guaíra, Umuarama, Paranavaí, Londrina, Apucarana, Maringá, Campo Mourão, Telêmaco Borba, Laranjeiras e Cascavel.
O tempo nublado deve prevalecer em Ponta Grossa, Jaguariaíva, Jacarezinho, Rio Negro, União da Vitória e Guarapuava.
Até terça-feira (22), ainda há a expectativa de uma frente fria que pode ocasionar ventos fortes no Litoral do Paraná.
Nos três primeiros meses da nova estação, haverá grande oscilação de temperatura. “Há previsão de variações bruscas na temperatura do ar ao longo da estação, com alguns dias muito frios intercalados com períodos aprazíveis e formação de geadas”, diz o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib.
A previsão ainda destaca a presença do fenômeno La Niña durante o outono. Ele é responsável por modificar a circulação geral dos ventos em várias regiões da Terra, interferindo nos padrões climáticos globais.
A distribuição irregular de chuvas pelo Estado também deve ser outra característica do outono 2022. Desta forma, o índice pluviométrico deve ficar entre próximo e abaixo da média climatológica em todas as regiões, interferindo especialmente na manutenção dos níveis dos rios no Interior do Estado.
“Teremos vários dias consecutivos com tempo seco, veranicos e nevoeiros próprios da estação”, reforça o meteorologista.
Além disso, há previsão de um maio bastante chuvoso. No decorrer da estação, estão previstas massas de ar frio e seco provenientes da Antártica ou do sul da América do Sul que avançam em direção ao Paraná, ocasionando a queda das temperaturas e períodos frios.