Outubro rosa: Psicólogos são essenciais durante o tratamento do câncer de mama

Crédito da Foto - EspaçoPrana

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

A campanha Outubro Rosa é conhecida mundialmente como uma oportunidade de promover ações que visam compartilhar informações a respeito da prevenção ao câncer de mama e também que ampliem os acessos aos serviços de mulheres que lutam contra a doença.

Durante o tratamento, a condição psicológica da paciente é de fundamental importância para o seu sucesso, por isso, o trabalho dos psicólogos e terapeutas é essencial neste processo tão delicado.

A psicóloga Kassiely Pereira de Oliveira de Sá Maranhão escreveu exclusivamente sobre este assunto para o Portal E+ Notícias. Confira!

 

A importância do acompanhamento psicológico do paciente com câncer de mama

Outubro é o mês oficial do movimento internacional de conscientização sobre o câncer de mama, a fim de compartilhar informações que proporcionem maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento da doença.

Os impactos causados pelo diagnóstico e tratamento do câncer de mama podem provocar alterações significativas para o paciente, com consequências que repercutem em muitos aspectos de sua vida.

As mudanças podem refletir no padrão de vida e rotina dos pacientes, que vão desde os seus relacionamentos amorosos, familiares e sociais até no seu trabalho. Além disso, as alterações biológicas e estéticas são percebidas e sentidas principalmente pelas mulheres como a infertilidade e a perda das mamas e dos cabelos.

A condição de câncer compromete não somente a condição física do paciente, mas também a sua saúde mental. Os pacientes passam por alterações emocionais e psicológicas de diferentes níveis durante todo o percurso da doença, vivenciando, em maior parte, sentimentos como tristeza, ansiedade, raiva, angústia e medo.

A partir do diagnóstico, os pacientes passam por um processo de negação da doença e questionam-se sobre sua origem e conflitos internos como: “por que comigo?”. Somado a isso, para muitos o câncer ainda é sinônimo de morte, e o paciente tem a antecipação da percepção da finitude de sua vida. Estudos mostram que entre 25 e 35% das mulheres com câncer de mama desenvolverão quadros de ansiedade e/ou depressão em algum momento do tratamento.

Dessa forma, é muito importante seja feito um acompanhamento por uma equipe multidisciplinar e especializada, destacando a presença de um Psicólogo. Diante dessas características e suas repercussões, o acompanhamento psicológico é um dos aspectos mais importantes para o enfrentamento do câncer de mama. A atuação do profissional de Psicologia deve fazer parte do tratamento e o ideal é que seja iniciada imediatamente após o diagnóstico, já que as alterações psicológicas se iniciam a partir do momento que a mulher suspeita que o nódulo em seus seios possa vir a ser um câncer.

O atendimento psicológico tem o objetivo de oferecer melhores condições psicológicas para aceitação do diagnóstico e o seu tratamento. O Psicólogo propõe intervenções únicas para as necessidades emocionais próprias dos pacientes, entendendo que cada um vivencia de forma individual essa experiência.

Além do acompanhamento psicológico, existem algumas estratégias de enfrentamento que podem minimizar as características estressoras do enfrentamento ao câncer de mama:

– Ter uma rede de apoio (familiares, amigos, equipe médica) que acompanhe o tratamento e atenda as principais necessidades do paciente;

– Ser amparado por uma equipe multidisciplinar de confiança, que seja acolhedora desde o diagnóstico e durante todo o curso de tratamento;

– Buscar informações sobre o seu caso e possíveis tratamentos que favoreçam a sua recuperação;

Vale lembrar que o câncer de mama é considerado de bom prognóstico se diagnosticado e tratado precocemente, por isso a importância de falarmos abertamente sobre esse assunto e divulgarmos o máximo de informações possíveis.

Faça o autoexame das mamas regularmente, ao perceber algo diferente visite o seu médico e se cuide! 🎀

KASSIELLY PEREIRA DE OLIVEIRA DE SÁ MARANHÃO

PSICÓLOGA PERINATAL – CRP 08/34023

WhatsApp: https://bit.ly/KassiellyMaranhao | (41) 99618-3101.

Instagram: https://www.instagram.com/psikassiellymaranhao/ | @psikassiellymaranhao

Facebook: https://www.facebook.com/psikassiellymaranhao | Psicóloga Kassielly Maranhão