Pacientes com comorbidades já podem receber vacina na maioria dos municípios do Litoral

Foto: Tony Winston/ Ministério da Saúde

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

A vacinação contra o Covid-19 está sendo, assim como em vários municípios brasileiros, estendidas a novos públicos nas cidades do litoral paranaense. Nesta semana, a maioria das Prefeituras já estão ofertando o imunizante ao público com comorbidades, ou seja, pessoas que têm alguma doença ou agravo prévio, e que as torna mais vulneráveis as complicações da doença. Para essas pessoas a vacinação também está ocorrendo em etapas, assim como ocorre com os idosos.

Antonina: Nesta segunda-feira (10) a equipe da Secretaria de Saúde retomou a vacinação para os seguintes grupos: pessoas com deficiência (aux. BPC), gestantes e puérperas (pós parto), pacientes com Síndrome de Down e pacientes de hemodiálise.

Para receber a dose, esse público precisa realizar cadastro prévio via Whatsapp, no número (41) 98501 4280. Os documentos necessários são: laudo comprovando a comorbidade, CPF, RG, Cartão SUS, comprovante de residência e telefone para contato. A vacinação acontece na Casa de Cultura (ao lado do Teatro Municipal) nos sistemas drive thru e presencial, com atendimento a partir das 09:00 horas.

Guaratuba: No município, a Secretaria de Saúde já está realizando o agendamento da vacinação para o grupo de comorbidades. A imunização ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde, somente com agendamento prévio, que deverá ser realizado via WhatsApp da Unidade Básica de Saúde (UBS) ao qual o paciente pertence.

Contato do Whatsapp das Unidades Básicas de Saúde:

UBS Caieiras: 3472-8749

UBS Coroados: 3472-8748

UBS Figueira: 3472-8746

UBS Mirim: 3472-8747

UBS Cohapar: 3472-8732

UBS Piçarras: 3472-8733

UBS Cubatão: 991513038

Segundo o órgão, os pacientes que fazem acompanhamento regular da sua comorbidade nas USBs não será exigido atestado médico, pois estas informações já estão no prontuário eletrônico. Já a pessoa que não faz esse acompanhamento na rede pública, terá que procurar o médico que o acompanha para que ele preencha e assine um atestado que comprove a doença, e que deverá ser enviado no agendamento e também entregue (o atestado original) no momento da vacinação.

Guaratuba também segue com a imunização dos idosos, e, na próxima quarta-feira (12) acontecerá o último mutirão de vacinação para pessoas com 60 anos ou mais. Todos os idosos que não tomaram a 1ª dose da vacina devem procurar os postos de vacinação, nos seguintes locais e horários:

– Ginásio Municipal José Richa e Ginásio do Coroados: das 9:00 às 11:30 horas e das 13:30 às 16:00 horas.

– Drive Thru no Espaço Litoral, das 9:00 às 11:30 horas.

Na quinta-feira (13), o município realiza a vacinação da 2ª dose para os pacientes que tomaram a 1ª dose da Coronavac até dia 17 de abril.

Guaraqueçaba: Será feito um levantamento junto a Secretaria de Ação Social, Assuntos da Criança, Adolescente e da Família para verificar quem são os indivíduos que possuem o BPC (Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social) e, se o cadastro da pessoa estiver de acordo, este receberá a vacina contra a Covid 19 em casa, através dos atendimentos domiciliares. Posteriormente, a imunização será estendida aos demais grupos de comorbidades, porém ainda não foram definidos os critérios. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guaraqueçaba, em breve o Secretário Municipal de Saúde, Alcendino Ferreira Barbosa, fará uma live nas redes sociais esclarecendo junto a população sobre esse e demais temas relacionados à vacinação no município.

Matinhos: desde a última sexta-feira (07) está sendo realizado o cadastramento de pacientes com comorbidades no município. O atendimento é feito pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, e acontece na Arena Vicente Gurski. A aplicação da dose só será feita aos pacientes cadastrados, e para isso é necessário levar RG, CPF, cartão SUS e o laudo que comprove a comorbidade. Caso não o tenha, o paciente passa por avaliação médica no próprio local e, recebendo o laudo, oficializa o cadastro. As doses serão aplicadas na Arena Vicente Gurski, na modalidade drive thru, e também nas Unidades Básicas de Saúde, mediante agendamento. De acordo com o Departamento de Comunicação do município, nesta primeira fase serão cadastradas somente pessoas que possuem comorbidades e com idade entre 55 e 59 anos.

Morretes: a cidade iniciará a imunização dos grupos das comorbidades nesta quarta-feira, 12 de maio. Neste dia, as doses serão ofertadas as pessoas com Síndrome de Down, gestantes e puérperas. Além dos documentos pessoais, cartão SUS e comprovante de residência, esse público precisará levar, para receber a vacina:

Síndrome de Down: idade entre 18 a 59 anos, apresentar atestado médico de trissomia do cromossomo 21;

Gestantes: carteirinha do pré-natal ou exame confirmatório laboratorial;

Puérperas: carteirinha de vacinação da criança com até 2 meses;

No dia 13 de maio, quinta-feira, será a vez das pessoas com deficiência permanente, com idade entre 55 a 59 anos. Estes precisam ter cadastro no Benefício de Prestação Continuada (BPC), e constar na lista fornecida pela Secretaria de Ação Social do município.

Na sexta-feira, 14 de maio, as doses serão ofertadas às pessoas com comorbidades e idade entre 55 a 59 anos. O paciente deve, obrigatoriamente, possuir cadastro em UBS do município ou apresentar declaração médica, com o respectivo diagnóstico da doença.

A vacinação contra a Covid-19 em Morretes está sendo realizada na rua Padre Saviniano, ao lado da Prefeitura Municipal.

Paranaguá: Neste momento, em Paranaguá, a aplicação para primeira dose da vacina está ocorrendo nas pessoas com 60 anos completos ou mais, e para o público com comorbidades, descritas no Plano Nacional de Imunização (pessoas com 55 a 59 anos com comorbidade – que se enquadrem nas normas do Ministério da Saúde; gestantes e puérperas de 18 a 59 anos com comorbidades, Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (PBPC) de 55 a 59 anos, e que tenham a comprovação do cadastro pela Secretaria Municipal de Assistência Social; além das pessoas com síndrome de Down de 18 a 59 anos). A orientação é que esse público se dirija a uma unidade de saúde para obter o laudo médico, comprovando sua situação – vale salientar que laudos da rede privada também serão aceitos. Com ele em mãos, é necessário realizar o cadastro no site da Prefeitura e aguardar o e-mail de confirmação da Secretaria Municipal de Saúde para receber a vacina. De acordo com as informações disponibilizadas no site da PMP, não serão aceitas declarações obtidas na UPA, Hospital Regional do Litoral, Arena Albertina Salmon ou Hospital de Campanha, já que esses ambientes não realizam atendimentos de rotina e são voltados a urgência e emergência, ou unicamente aos casos relacionados a Covid-19.

Somente após a confirmação por e-mail é que a pessoa deve se dirigir a Estação Ferroviária (local de vacinação no município), levando: laudo original expedido pelo médico, cópia do e-mail confirmatório, documento original com foto, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. A aplicação das doses ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 Pontal do Paraná: Gestantes, puérperas, pessoas com Síndrome de Down, com deficiências permanentes e com doenças renais crônicas já podem receber a primeira dose da vacina no município. Em todos os casos, a pessoa deve se cadastrar no site da Prefeitura, e os atendimentos para a aplicação da vacina acontecerão entre os dias 10, 11 e 12 de maio nos Ginásios de Praia de Leste, Shangri-lá e Pontal do Sul. É necessário levar documento oficial com foto, CPF, cartão SUS e comprovante de residência, além do laudo que comprove a sua comorbidade. Os pacientes que não possuem cadastro na rede de saúde do município, e que são acompanhados pela rede privada devem apresentar, além dos documentos pessoais, uma declaração do médico que o acompanha.

Com informações das Assessorias de Comunicação e portais das Prefeituras Municipais