Neste final de semana, um comunicado movimentou o setor religioso de Paranaguá. O Santuário de São Francisco das Chagas anunciou a transferência do seu Reitor, padre André Luís Buchmann de Andrade para Curitiba, após 14 anos dedicados ao local.
O Arcebispo de Curitiba escreveu ao Bispo de Paranaguá relatando que gostaria que o Padre Andre estivesse mais perto do Tribunal Eclesiástico e também colaborasse como Professor no Mestrado de Direito Canônico, que está para ser aberto este ano na Arquidiocese.
O Padre conversou com o Portal Mais Notícias e revelou qual o futuro do Santuário de São Francisco das Chagas e também falou sobre o novo desafio.
“Fiquei 14 anos no Santuário de São Francisco. Desde 11 de março de 2009 até o dia da minha Missa de despedida, serão 14 anos, 2 meses e 3 dias. O convite foi iniciativa do Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, no dia 10 de março de 2023, por causa das necessidades da Arquidiocese que são o Tribunal Eclesiástico e do Mestrado de Direito Canônico que necessitam da presença de quem seja Doutor na área. É, então, uma necessidade técnica da Arquidiocese”, relata ele.
O Padre diz que o convite foi uma supresa. “Em primeiro lugar foi uma surpresa. Não imaginava que o Arcebispo fosse escrever ao Bispo de Paranaguá. Logo em seguida o Arcebispo quis falar comigo pessoalmente. Depois da surpresa, rezei, conversei com algumas pessoas como o Bispo de Paranaguá, meus Pais e minhas Irmãs, meu Diretor Espiritual. Todos esses me encorajaram a fazer o que a Igreja está pedindo através do Arcebispo. Depois de refletir, estou sereno. Claro que deixar a própria terra é difícil. Depois de ter reaberto a Igreja de São Francisco e permanecido 14 anos nela, é difícil sair. Mas todos devemos ser desapegados – coisa que custa muito – e confiarmos em Deus. O Padre tem de dar exemplo destas duas virtudes”, explica.
Ele também agradece o apoio que tem recebido e conta como ficará o Santuário de São Francisco das Chagas.
“Estou recebendo, depois da divulgação da notícia, o apoio e a oração de muitas pessoas. E peço que os caros Leitores também rezem por mim. Ainda não sei como ficará o Santuário de São Francisco. O Sr. Bispo de Paranaguá escolherá o Padre e, assim que soubermos, será divulgado o nome. Eu também, assim que souber a Paróquia onde ficarei em Curitiba, divulgarei o endereço. Será um imenso prazer receber os Parnanguaras”, pontua.
Padre André também faz outros agradecimentos e aproveita para convidar a todos para a missa de sua despedida.
“Agradeço, de coração, todos os que me ajudaram a levar adiante o trabalho no Santuário de São Francisco, no Asilo São Vicente e na Creche Nossa Senhora do Rosário. Que Deus pague a todos. Não digo adeus, mas digo que nós veremos freqüentemente, pois continuarei visitando meus Pais e demais Familiares e, por conseguinte, os Amigos. Agradeço a este Meio de Comunicação e todos os outros de nossa Cidade pelo apoio de sempre. Aproveito para convidar a todos para Missa de minha Despedida, que será presidida pelo Sr. Bispo de Paranaguá, no domingo, dia 14 de maio, às 11h, no Santuário de São Francisco, na Rua XV de Novembro, em Paranaguá. Contem todos com as minhas humildes preces. Deus abençoe a todos. Que Ele seja nossa fortaleza!”, completa o Padre.