Pandemia reduz drasticamente número de doações de sangue

Hemepar do Paraná precisa urgente de qualquer tipo de sangue. Crédito da Foto: CEDIP

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Um dado preocupante foi divulgado pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). Na última semana, só na unidade de Curitiba, houve a redução de 50% no número de doadores. A situação, infelizmente, não é exclusividade da unidade de Curitiba, todo o Estado do Paraná, enfrenta um momento delicado com relação a falta de doações de sangue.

“Lembramos que mesmo com a pandemia da Covid-19, as outras doenças não pararam, os traumas continuam acontecendo, transfusões continuam sendo necessárias. São 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos do Paraná que recebem bolsas de sangue e dependem da hemorrede”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Quem já foi vacinado pode doar sangue desde que respeitado o período da vacina. Crédito da Foto: R7

Paranaguá, segue a tendência do resto do estado, por aqui, o número de doadores está cada vez mais baixo, como explica o diretor da unidade, Ricardo José Nascimento Moura. “A coleta está muito baixa, assim como no resto do Paraná. Os doadores não podem esquecer que além da pandemia, sempre estão acontecendo outros fatos, como os acidentes e que as doações salvam vidas. Devemos nos colocar no lugar do próximo, nunca sabemos se não seremos nós, ou algum familiar nosso que estará precisando de doações amanhã”.

Para evitar aglomerações, o Hemepar Paranaguá está fazendo o agendamento das doações através do WhatsApp: 3420-6663, que também é telefone fixo e pode ser usado para sanar as dúvidas dos doadores. Além do agendamento, os funcionários foram treinados para executar as medidas necessárias para evitar a contaminação pelo coronavírus e garantir uma doação segura.

Quem recebeu a vacina contra a Covid-19 pode doar sangue?

Essa é uma dúvida comum, mas pode sim! Desde que seja respeitado o prazo estipulado para cada tipo de vacina, por exemplo, a Coranovac/ Butantan estabelece um prazo de 48 horas após a aplicação para que o cidadão possa fazer doação de sangue. Já a AstraZeneca/Fiocruz e a Pfizer/Comirnaty/BioNtech pedem o intervalo de sete dias para a doação.