Paraná realiza Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes

Foto: Venilton Küchler

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

De 1º a 29 de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realiza em todo o Paraná, a Campanha de Multivacinação em crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). O dia D de mobilização nacional, será realizado no terceiro sábado do mês, dia 16.

O objetivo da iniciativa, lançada pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (30), é atualizar a carteira de imunização de crianças e adolescentes que deixaram de tomar vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Imunização.

Ao todo, 18 tipos de vacinas foram disponibilizados aos municípios para prevenção de doenças como poliomielite, sarampo, caxumba e rubéola, meningite, entre outras, segundo o Programa Nacional de Imunizações (PNI). A Sesa já enviou 1.235.186 imunizantes para os municípios, referente a campanha.

“Pedimos aos pais e responsáveis que levem essas crianças com a carteirinha até um posto de saúde mais próximo da sua residência e coloque a imunização em dia. Vacinas salvam vidas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

No Paraná, 1.435 salas de vacinas públicas estão cadastradas no PNI, entre Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégia de Saúde Familiar (ESF), postos, departamentos e centros de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s).

COVID-19 – Adolescentes que tenham se vacinado contra a Covid-19 podem tomar outras vacinas do Calendário Nacional de Imunização sem precisar esperar um intervalo mínimo. A orientação foi oficializada pelo Ministério da Saúde na nota técnica nº 1203/2021 da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI).