Paranaguá 374: Professor compartilha seus conhecimentos sobre o surgimento de nossa cidade

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Uma verdade sobre Paranaguá é que não é difícil se apaixonar por ela. Afinal, são muitos os seus encantos. Entres estes apaixonados, está o Professor de História Wistuba Júnior, que é um especialista em cada detalhe que deu origem ao “Berço da Civilização Paranaense”.

Com o Portal E+ Notícias e seus seguidores, ele compartilha um pouquinho deste vasto conhecimento. Confira!

Professor, como e quando iniciou a História de Paranaguá?

A História de Paranaguá inicia por volta de 1550, quando o bandeirante Domingos Peneda se instala na Ilha da cotinga, formando o primeiro núcleo populacional que dará origem ao Paraná e Paranaguá. Por volta de 1570, o núcleo passa para o continente, que se fixa ao redor de uma pequena capela, dedicada a Nossa Senhora do Rosário, em 1578, e ao redor da capela, se dá início ao marco zero. A capela é hoje a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a nossa Catedral.

Quais as figuras considera mais importantes para a construção de nossa cidade ?

São diversas, não dezenas mas sim centenas, de pessoas que construíram a História de Paranaguá, no entanto, como sempre digo, a cada momento há uma construção. É a população que constrói a História de uma cidade, ou seja, o parnanguara, no nosso caso.

Quais monumentos históricos que ainda preservamos, o senhor elegeria como mais valiosos?

A Fonte da Camboa, monumento de 1656, que é o monumento edificado mais antigo, do século XVII que abasteceu de água, a cidade de Paranaguá, até o ano de 1914. Há um outro, de 1646, que é pelourinho, o original, que se encontra no pátio do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá. Além de toda a Rua do Mercado, com seus casarios coloniais e neoclássicos, além das Igrejas do Glorioso São Benedito e a Igreja da Ordem de São Francisco. Dentre outros tantos que Paranaguá possui.

Para finalizar, quais os seus desejos para a cidade neste aniversário?

Como sempre digo, primeiro que o parnanguara compreenda que 29 de julho é comemorado a elevação de Paranaguá à categoria de vila, como Vila de Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá, não é fundação e muito menos de descobrimento, já seria algo importante, sendo assim, sempre dou os parabéns aos parnanguaras que constroem a História de Paranaguá, com erros, com acertos, com coisas boas ou ruins, não importa, a construção se faz assim. Parabéns Parnanguaras, pelos 374 anos de ricas histórias, acontecimentos e causos.

Fotos de Paranaguá: Christian Barbosa