Paranaguá: Berço da civilização paranaense completa 373 anos

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Em tupi-guarani Paranaguá significa “Grande Mar Redondo”, mas a terra de Fernando Amaro e de Julia da Costa também já recebeu outras denominações: Pernaguá e Parnaguá.

A mãe da civilização paranaense tem suas origens muito remotas, pois o povoamento do litoral do Paraná começou por volta de 1550, na ilha da Cotinga. As expedições eram comandadas por aventureiros que vinham atrás de ouro e outras riquezas.

O que podemos dizer é que eles escolheram o destino certo, quanta riqueza tem Paranaguá. Nossos casarios históricos, nossas tradições, nossa culinária, o porto, nossa baía, impossível enumerar toda a grandeza que a cidade possui.

Viver Paranaguá é começar o dia com um pastel no tradicional Mercado do Café, conhecer o antigo Colégio dos Jesuítas, a Fontinha onde o povo carijó saciava sua sede. É admirar a beleza da Rua da Praia e passar o domingo de sol na Ilha do Mel. Dançar um fandango e com sorte, saborear o melhor barreado. Enfim, são 373 anos de história e motivos para se apaixonar pela nossa terrinha não faltam.

O Portal E+ Notícias deseja a Paranaguá muitos e muitos anos de história pela frente, que os momentos difíceis desta trajetória sejam superados e sirvam de aprendizado. Para seu povo, desejamos força para lutar e fé para continuar. Parabéns Paranaguá!

Como uma singela homenagem, ouvimos lideranças religiosas e o prefeito Marcelo Roque. Eles deixaram suas mensagens em homenagem aos 373 anos da cidade. Confira!

Dom Edmar Peron: Bispo da Mitra Diocesana de Paranaguá

Bispo Edmar Peron. Crédito da Foto: BNDD

“Quero parabenizar Paranaguá pelos seus 373 anos, ou seja, as pessoas que se dedicaram e se dedicam pelo seu crescimento. Desejo que os esforços para enfrentar a pandemia continuem com seriedade por toda a população, a exemplo do que já está acontecendo com a vacinação. Que tenhamos cada vez mais orgulho de habitar esta cidade. Viva Paranaguá! Viva a sua gente!”.

Pastor Reginaldo Alves: Presidente do Campo Eclesiástico da Assembleia de Deus de Paranaguá

Pastor Reginaldo Alves e esposa. Crédito da Foto: Redes Sociais

“A nossa amada cidade está de parabéns, mais um aniversário. Nós parnanguaras, somos gratos a Deus por sermos filhos desta maravilhosa cidade, “Berço da civilização paranaense”. Continuaremos em oração, pedindo ao nosso Deus, que suas boas mãos estejam sempre estendidas sobre nossa Paranaguá. Assim seremos prósperos e abençoados. Parabéns Paranaguá pelos seus 373 anos!”.

Marcelo Roque:  Prefeito de Paranaguá

Prefeito Marcelo Roque. Crédito da Foto: Folha do Litoral

“Paranaguá completa 373 anos de muita história do berço da civilização paranaense. Esse ano a comemoração será um pouco melhor que no ano passado em virtude da pandemia, a vacina está avançando e com isso nós estamos conseguindo melhorar os nossos índices e ir voltando as nossas vidas aos poucos ao normal. Então, é uma comemoração diferente, muita boa em vista do ano passado. Eu quero desejar a nossa Paranaguá muitos anos de vida, ao nosso povo que vive o dia a dia e que sabe que realmente temos uma cidade bonita, turística, com um porto que bate recordes atrás de recordes. Uma cidade em pleno desenvolvimento e com uma melhor qualidade de vida a cada ano que passa. Por isso, parabéns ao nosso povo, parabéns a nossa gente”.

 

PARCEIROS