Paranaguá inicia imunização contra Covid-19 com vacina XBB

Foto: SESA

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Paranaguá deu início à campanha de imunização contra a Covid-19 com a vacina XBB. O público-alvo neste momento inclui crianças de 6 meses a 4 anos de idade e grupos prioritários, conforme recomendação do Ministério da Saúde. As doses estão disponíveis nas unidades de saúde Gabriel de Lara e Caic, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

“Crianças nessa faixa etária e pessoas que fazem parte do grupo prioritário devem se vacinar. Destacamos a importância da imunização para gestantes, puérperas e idosos”, reforça a superintendente de Vigilância em Saúde, Cleonice Ferreira.

A vacina Spikevax monovalente, fabricada pela farmacêutica americana Moderna, substituirá todas as vacinas anteriormente utilizadas contra o vírus da pandemia em todo o Brasil. Essas vacinas faziam parte da rotina da população no início da campanha de vacinação, que controlou a situação epidemiológica globalmente.

A vacina Covid-19 Monovalente (XBB) é amplamente utilizada em outros países e possui a vantagem adicional de ser adaptada para a variante XBB.1.5, uma subvariante da Ômicron com alta resistência imunológica e rápida propagação.

Essa vacina utiliza a tecnologia de RNA mensageiro (RNAm) para codificar a glicoproteína spike, estabilizada por meio de nanopartículas lipídicas. Após a aplicação, as células do corpo absorvem essas nanopartículas, iniciando a resposta imunológica contra o SARS-CoV-2.

O Ministério da Saúde recomenda o uso da vacina XBB em toda a população entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias, que não foi vacinada ou possui esquema vacinal incompleto das vacinas anteriores. O esquema vacinal consiste em duas doses.

Além disso, a vacina XBB pode ser utilizada como dose de reforço em grupos prioritários. Esses grupos incluem trabalhadores da saúde, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pessoas com deficiência permanente e comorbidades a partir de cinco anos, além de pessoas em instituições de longa permanência e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas a partir de 12 anos. A estratégia de vacinação deve ser executada pelos municípios, seguindo as recomendações federais.

No momento, a população entre 5 e 59 anos, que não faz parte de nenhum grupo prioritário, não recebe a recomendação de vacinação com a XBB, de acordo com o Programa Nacional de Imunizações.

Fonte: PMP