Paranaguá prepara ações para o Dia Nacional de Combate à Dengue

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

O Dia Nacional de Combate à Dengue acontece em 19 de novembro e para lembrar a data e falar sobre a importância da prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde preparou diversas ações.

As atividades de conscientização começaram no dia 17 e seguem até 22 de novembro. Elas visam especialmente eliminar o Aedes aegypti e evitar a doença com medidas simples de eliminação de criadouros.

No dia 18 de novembro os agentes de endemias estarão nas unidades do Jardim Araçá, Vila do Povo e Jardim Iguaçu. Dia 21, os agentes estarão no Branquinho, Santos Dumont e Caic. Já em 22 de novembro as ações de conscientização acontecem  nas unidades básicas de saúde da Vila Garcia, Porto Seguro e Alexandra.

Também serão realizadas ações na Ilha do Mel e comunidades marítimas. “Serão mobilizações populares e educativas com agentes comunitários de saúde junto aos agentes de combate a endemias e a Secretaria de Urbanismo”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde, Marianne Gomes.

No dia 18, a Secretaria Municipal de Educação também realizará atividades educativas de conscientização nas escolas municipais.

Já no dia Nacional de Combate à Dengue, 19 de novembro, as mobilizações educativas ocorrerão no Terminal Urbano com estande com uma amostra do ciclo do mosquito da dengue e atividades de conscientização e prevenção. Haverá ainda ação educativa com distribuição de folders com “pedágio” na passarela para a Ilha dos Valadares, em Alexandra, Roque Vernalha, Jardim Paranaguá e Praça Eufrásio Corrêa (Praça dos Leões).

“A prevenção é eficaz e relevante. É importante limpar e verificar regularmente pontos que podem acumular água. Medidas como esvaziar garrafas e mantê-las com a boca virada para baixo, limpar calhas, colocar areia nos pratos de vasinhos das plantas, tampar tonéis, lixeiras e caixas-d’água, lavar com esponja potes de água e alimentos dos animais e colocar objetos, como pneus e lonas, abrigados da chuva são fundamentais na luta contra o Aedes aegypti”, destaca Marianne Gomes.

Com informações da Prefeitura de Paranaguá