Assim como acontece anualmente 60 dias após a páscoa, a Igreja Católica se prepara para a celebração do Corpus Christi, na próxima quinta-feira, dia 16 de junho.
A comemoração de Corpus Chirsti é uma das festas mais importantes, porque celebra a instituição da Eucaristia, um sacramento católico, considerado um ritual sagrado, em que os fiéis recebem na missa uma partícula que acreditam ser uma parte do próprio corpo de Jesus Cristo.
Segundo estudiosos, a Eucaristia foi instituída por Jesus Cristo, na realização da Última Ceia, quando Jesus ceou com os apóstolos antes de ser crucificado no dia seguinte, na Sexta-feira Santa. Na data, é comum a que os fiéis confeccionem o chamado “tapete de Corpus Christi” que são ruas enfeitadas e preparadas para a passagem do Senhor Jesus na Hóstia Santa, a Eucaristia.
“A celebração de Corpus Christi é uma das principais Solenidades da Liturgia da Igreja Católica. É o dia de celebrar o Santíssimo Corpo e Santíssimo Sangue de Cristo. Na Eucaristia, que é o próprio Cristo vivo e eterno, a Igreja encontra o seu sentido de existência. Todos os cristãos católicos vivem a partir da fé em Jesus Eucarístico, o alimento que sustenta a alma e a fé. Na hóstia santa nós percebemos e sentimos a presença viva e real de nosso Salvador. Por isso existe a Missa e a Solene Procissão. Em muitos lugares os fiéis confeccionam o chamado “tapete de Corpus Christi” que são ruas enfeitadas e preparadas para a passagem do Senhor Jesus na Hóstia Santa, a Eucaristia”, explica o Padre e Reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, Dirson Gonçalves.
Em Paranaguá, a tradicional confecção do tapete vai acontecer na Igreja São João Batista. Os voluntários começam as preparações bem cedinho, às 6 da manhã, logo após terá sequencia a programação religiosa.
“Aqui na cidade de Paranaguá, o bispo e os padres decidiram fazer o tapete de Corpus Christi na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, no Parque São João, começando em frente à Igreja de São João Batista. A partir das 6 horas da manhã os voluntários já estarão confeccionando o tapete. Às 15 horas acontece a Solene Celebração da Santa Missa, presidida por Dom Edmar Peron, bispo diocesano. Logo após a missa tem início a procissão e a bênção do Santíssimo”, completa Padre Dirson.