Começou ontem, dia 7 de julho, a Tradicional Festa da Tainha de Paranaguá. E para o primeiro dia, o movimento já foi bastante satisfatório, afinal, foram dois anos sem a realização do evento em virtude da pandemia de Covid-19.
A Festa da Tainha faz parte do calendário de festividades em comemoração aos 374 anos de Paranaguá. O evento segue até o dia 17 de julho e neste ano conta com uma novidade: é realizado no Complexo Turístico Mega Rocio, no bairro que leva o mesmo nome. Nos anos anteriores, a Festa da Tainha era sediada na Praça de Eventos conhecida como Rua da Praia.
Nesta edição, a tainha tradicional (que serve até 3 pessoas), está sendo vendida por R$ 80,00. Participam do evento as comunidades pesqueiras da Ilha do Amparo, Ilha dos Valadares e da Vila Guarani.
A expectativa da organização é muito positiva, pois a população está ansiosa para a retomada dos eventos públicos, após superado o momento mais crítico da pandemia de Covid-19. A vacinação em massa foi uma das grandes responsáveis por este avanço.
Marli e André Rossi, moram em Curitiba e estão no litoral visitando familiares. Eles aproveitaram o passeio para prestigiar a tainha mais tradicional da região. “Estamos passeando e visitando familiares em Pontal do Paraná e soubemos da Festa da Tainha em Paranaguá. Ficamos muito felizes e ansiosos para vir prestigiar a festa, porque foram dois anos sem ela, devido às restrições da pandemia. Hoje pudemos matar a saudade dessa tainha recheada que só Litoral do Paraná pode nos proporcionar”, destaca o casal.
Além da Festa da Tainha, a festividade em comemoração aos 374 anos de Paranaguá, contará com a apresentação da dupla de renome nacional Marcos e Belutti no dia 28 de julho e do cantor Davi Sacer no dia 29 de julho. Os shows serão sediados no Estádio Fernando Charbub Farah (Gigante do Itiberê), com limitação de 25 mil pessoas em cada apresentação.
Crédito da Foto: Redes Sociais