Passagens de ônibus do transporte intermunicipal ficarão mais caras

Crédito da Foto - Folha do Litoral

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

A partir do dia 1º de outubro, as passagens de ônibus do transporte intermunicipal de passageiros do Paraná serão reajustadas.

O percentual médio de aumento é de 6,64% para linhas rodoviárias e 6,90% para linhas metropolitanas, ambas outorgadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).

O reajuste, que é anual e está previsto no decreto n.º 1.821/2000, leva em conta custos operacionais, de manutenção, administração, remuneração de capital, depreciação de equipamento, coeficiente de utilização entre outros componentes previstos em legislação e regulamentos.

Além disso, outras questões influenciaram o cálculo neste ano como o aumento nos preços dos combustíveis e também o reajuste de salários.

“O reajuste tarifário tem o propósito de garantir que a operação das linhas intermunicipais de ônibus permaneça não apenas viável, mas também competitiva. A venda das passagens deve cobrir todos os custos do transporte, a remuneração das empresas, que geram empregos diretos e indiretos, e ainda ser justa para o passageiro”, comentou a coordenadora de Transporte Rodoviário Comercial do DER/PR, Maria Elizabete das Neves Bozza.

“Se a prestadora de serviço não consegue cobrir seus custos, ou obtém remuneração muito abaixo do previsto, ela vai abrir mão da linha, deixando os passageiros sem o serviço, o que pode levar meses até ser solucionado. Mas com a tarifa adequada, é de seu interesse aumentar o número de usuários, realizando melhorias e inovações nos veículos, e aumentando e/ou renovando a frota, por exemplo”, disse ainda a coordenadora.

As passagens de ônibus foram reajustadas na última vez no dia 1º de dezembro de 2020.

Outras informações sobre o transporte intermunicipal e sobre o novo valor das passagens podem ser acessadas pelo portal do DER/PR: http://www.der.pr.gov.br/Pagina/Transporte-Intermunicipal-de-Passageiros

Com informações da AEN.