Patrulha Rural inicia trabalhos para combater a criminalidade fora da zona urbana do litoral paranaense

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Com o objetivo de proporcionar mais segurança aos habitantes das localidades rurais que ornamentam o Litoral Paranaense, o Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, Major Durval Tavares Junior, reinstituiu, nos sete municípios da região, um modelo especializado e muito eficiente de policiamento ostensivo preventivo denominado “Patrulha Rural”, atividade que existe na Polícia Militar do Paraná desde 2009, e tem a missão estreitar o relacionamento entre a corporação e os moradores desses povoados, melhorando a troca de informações e, por consequência, com o desenvolvimento ordinário do serviço, a própria segurança local.

Dentre as principais ações desenvolvidas pela Patrulha Rural, estão: as visitas preventivas, com o cadastramento de propriedades rurais; a criação de canais de comunicação com os produtores e moradores das localidades; o patrulhamento ostensivo, as abordagens e os bloqueios policiais; e o levantamento e monitoramento de possíveis rotas de fuga, que possam ser utilizadas por criminosos que decidam agir nessas áreas.

Em Guaratuba, a Patrulha Rural realiza visitas constantes aos moradores de Cubatão e Pedra Branca do Araraquara. Em Matinhos e Pontal do Paraná, os militares estaduais efetuam patrulhamentos regulares nas colônias que se estendem pela PR 508 (Rodovia Alexandra-Matinhos) e na região do Guaraguaçu, divisa com Paranaguá. A 4ª Companhia do 9º BPM (Batalhão de Polícia Militar) é responsável pelos policiamentos das áreas mais afastadas de Morretes, Antonina e Guaraqueçaba, a maior extensão rural da região.

Esse modelo de policiamento, aliado aos demais trabalhos desenvolvidos pela Polícia Militar, promete reduzir drasticamente os índices criminais no Litoral do Estado.

 

Fonte: PMPR