Após um longo período de mobilização em frente à Capitania dos Portos de Paranaguá, na Rua Benjamin Constant, Centro Histórico, o grupo de apoiadores do ex-presidente Bolsonaro começou a ser retirado na manhã desta segunda-feira (9).
A ordem foi emitida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e aplicada em todos os acampamentos Bolsonaristas espalhados pelo país.
Em Paranaguá, o acampamento começou a ser montado logo após o resultado do 2º turno das eleições presidenciais, em que Lula saiu vitorioso. Inconformados com os resultados nas urnas, eles também pediam pela intervenção militar.
O Coronel Tavares, Comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, falou com o Portal Mais Notícias sobre a retirada do acampamento que segundo ele, ocorreu de forma pacífica.
“Devido a ordem do STF, pedi para meu pessoal ir lá conversar e os manifestantes concordaram em sair pacificamente”, disse o Coronel Tavares.
A medida foi tomada especialmente pelo episódio registrado no último domingo (8), em que um grande grupo de manifestantes invadiu o prédio do Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do STF, em Brasília. Atos de vandalismo e de violência têm marcado esse capítulo da história da política brasileira.