Na tarde da última quinta-feira (12), uma ação integrada de combate ao crime de receptação de produtos oriundos de “vazada”, coordenada pela Polícia Militar, foi deflagrada em Paranaguá.
Esse tipo de furto, consiste na abertura de bicas e tombadores dos caminhões que trafegam em baixa velocidade pelo perímetro portuário, para que a carga caia na via com o fim de ser varrida, ensacada e subtraída.
A atuação, batizada de Operação Receptação/ Vazada – Paranaguá, contou com a participação de várias equipes policiais militares do 9º BPM (Batalhão de Polícia Militar), do BPAmb-FV (Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde) e do 8º GB (8º Grupamento de Bombeiros), além de agentes APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) e da Prefeitura de Paranaguá. Ao todo, 44 profissionais, totalizando 21 viaturas, colaboraram com o desenvolvimento da operação.
Durante as diligências, 59 pessoas foram abordadas e três acabaram presas, um bar foi interditado e um automóvel apreendido. Em três dos endereços averiguados, nos Bairros Vila Guarani, Industrial e 29 de Julho, os policiais localizaram e apreenderam 94 sacos (2.840 kg) de grãos, adubos e fertilizantes.
A operação faz parte de um esforço continuado que a Polícia Militar tem desenvolvido no Município de Paranaguá. O objetivo central é prevenir e coibir o saque a caminhões e o armazenamento irregular de produtos, deixando a cidade mais segura para os profissionais que atuam na área portuária e para a própria população.