Polícia Militar do Estado do Paraná celebra 167 anos nesta terça-feira (10)

Eventos comemorativos estão sendo realizados em todo o Estado. Crédito da Foto: Nosso Paraná

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

No dia 10 de agosto a Polícia Militar do Estado do Paraná celebra 167 anos. Ela foi criada em 1854 como uma unidade de caçadores denominada Companhia de Força Policial e hoje atua no policiamento ostensivo e preservação da ordem pública no Estado do Paraná, integrando o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil.

Em alguns municípios do litoral do Paraná, as celebrações pelo aniversário da PM começaram ainda no mês de julho e ações beneficentes fizeram parte do cronograma. Como a 2ª Companhia do 9º Batalhão atuante em Matinhos, que arrecadou alimentos, roupas e brinquedos que foram destinados ao Abrigo Casa Lar Doce Vida.

O Portal E+ Notícias conversou com o Tenente-Coronel Renato Luiz Rodrigues Junior, Comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, ele falou sobre a importância da data.

Na imagem, o Tenente-Coronel Renato Luiz Rodrigues Junior. Crédito da Foto: Correio do Litoral

“Nesse dia 10 de agosto, comemoramos os 167 anos de existência da Polícia Militar do Estado do Paraná, durante todo esse período nossa instituição protegeu e serviu a sociedade paranaense, garanto que hoje temos uma Polícia Militar, mais bem preparada, equipada e com excelentes profissionais treinados e capacitados para atender os anseios de nossa comunidade. Lembrando que somos referência no Brasil para as outras polícias”.

O Tenente-Coronel ainda destacou que a data também é um momento de reflexão pelos profissionais que perderam a vida em serviço.

“Mas para nós também é um momento de reflexão, onde lembramos daqueles policiais militares que tombaram em serviço defendendo as pessoas de bem. O 9º Batalhão de Polícia Militar faz parte dessa história, atuando no litoral paranaense, com responsabilidade de 7 municípios. Assim, para comemorar esse momento tivemos 2 eventos, o primeiro foi uma campanha de arrecadação de roupas e alimentos para uma instituição de caridade e outro foi um culto para agradecer a Deus pela proteção que tem dado aos nossos policiais militares”.

O Comandante do 9º BPM ainda aproveitou a oportunidade para deixar uma mensagem final.

“Como mensagem final digo que, temos muito trabalho pela frente e precisamos da participação da sociedade, principalmente com informações que nos levem à prisão de criminosos, assim espero que as pessoas valorizem e respeitem o policial militar, vejam ele como verdadeiro amigo, porque é a única instituição que trabalha 24 horas por dia, todos os dias do ano, sempre velando pelo seu sono e de toda sua família”, completou ele.