Os animais resgatados em Pontal do Paraná são beneficiados com uma iniciativa realizada através de uma parceria da Secretaria de Meio Ambiente com a iniciativa privada.
O Banco de Ração para cães e gatos foi o resultado da Lei Municipal nº 2.317 (promulgada em 19/05/22) e que estabelece a Política Municipal de Proteção Animal.
Somente no mês de agosto, foram arrecadados e doados 450 kg de ração. As doações são provenientes do empresariado local e também da população sensível com a causa.
A quantidade arrecadada foi dividida entre 25 protetores/cuidadores e cada um recebeu em média de 7 a 45 kg de ração, levando em conta o número de animais que estão sob tutela.
“Lembrando que essa ração é um auxílio para protetores que cuidam de animais resgatados das ruas, estão para a adoção e infelizmente não foram doados por falta de adotantes responsáveis. Se a pessoa tem animais que adotou ou resgatou e resolveu ficar com ele, esse tutor é responsável por esse animal e tem que dar a ele, a alimentação adequada. Seja um tutor responsável com seus animais!”, alerta a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Entre as tutoras beneficiadas com o projeto, está a Lucimeire Francisca Nazário. Ela fez o resgate de nove cães e também atua na castração de animais que vivem nas ruas.
“Cuido de nove cães todos resgatados das ruas, são cachorros idosos, com problemas de saúde. Muitos sofrem com a artrose e não conseguem andar, por isso, muitas vezes tenho que mantê-los com remédio manipulado. Além disso, sempre estou resgatando cachorros para a castração e quando falta ração extra, tenho que comprar, por isso, a iniciativa do Banco de Ração faz toda a diferença é um dinheiro que deixo de gastar com a alimentação e posso destinar para outras necessidades dos animais”, pontua ela.
Mesmo com doações significativas, o Banco de Ração precisa ampliar o volume de doações, por isso, a população pode fazer a sua parte.
“Apesar das doações, a demanda é muito grande, estamos precisando aumentar o quantitativo de doações. Caso tenha interesse em colaborar com a causa animal, procure a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, na sede da Prefeitura em Praia de Leste ou através dos telefones: (41) 3455-9643 / (41) 93500-7993.