Porto de Paranaguá terá concessão na área de movimentação de veículos

“Desenvolvimento do terminal que só vem ocorrendo graças ao apoio integral do Ministério da Infraestrutura”, disse o Governador do Paraná. Foto: Jonathan Campos/AEN

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Durante uma solenidade realizada ontem (18), no Ministério da Infraestrutura em Brasília, o Governador do Paraná Ratinho Junior assinou o contrato de concessão da área destinada a movimentação de veículos no Porto de Paranaguá. Pelos próximos 25 anos a empresa Ascensus Gestão e Participações passa a administrar o terminal, com a previsão de R$ 22 milhões em investimentos e, consequentemente, a geração de novas oportunidades de emprego para a população do litoral. A concessão foi firmada em dezembro de 2020, através de um pregão na Bolsa de Valores de São Paulo. Segundo o governo o Paraná foi o primeiro estado do País a receber autonomia para administrar os contratos de exploração de áreas, em agosto de 2019, sendo este o primeiro leilão realizado pela gestão.

Foto: Jonathan Campos/AEN

A concessão cedeu o terminal PAR 12, termo usado para identificar a área greenfield (limpa, sem qualquer construção), que fica localizado próximo ao Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) e ao terminal arrendado à Volkswagen. Nele, são 74,1 mil metros quadrados de área e capacidade estática para 4 mil veículos, com armazenagem anual de até 120 mil veículos. Visando o atendimento as montadoras instaladas no Paraná e também em outros pontos do País, a Ascensus investirá em equipamentos e edificações a serem utilizados na movimentação e armazenagem das cargas Roll-on/Roll-off (automóveis de passeio, veículos comerciais leves, utilitários, caminhões, ônibus, tratores e outras cargas). O governo do Estado afirma que, ao final do contrato, o que será investido ficará com o Porto de Paranaguá.

Além da PAR 12, há ainda outras cinco áreas disponíveis para novos arrendamentos. Duas delas, um terminal de líquidos (PAR50) e um de carga geral (PAR32), que já tiveram as audiências públicas realizadas e devem ser leiloados ainda este ano. As outras três áreas – PAR09, PAR14 e PAR15 – que são destinadas à movimentação de granéis sólidos de exportação já estão em estudo, com expectativa de abertura da consulta no segundo semestre deste ano.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)