Portos do Paraná capacita jovens da Ilha dos Valadares em parceria com o Senac

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

A Portos do Paraná, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), está realizando curso que visa a capacitação e o desenvolvimento de ações para jovens nas comunidades que estão nas áreas de abrangência dos portos paranaenses.  A ação está ligada ao projeto Jovem Aprendiz, que contempla o programa de Educação Ambiental da empresa pública, como ação de compensação da licença ambiental de operação, liberada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Segundo o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana, a ação que é de fundamental importância para seguirmos e cumprirmos com aquilo que nos comprometemos junto ao governador Carlos Massa Ratinho Junior, de fazer com que o porto seja uma mola propulsora da transformação da realidade das comunidades da nossa área de influência.

“Queremos muito capacitar e empoderar essas comunidades para que elas consigam fazer a mudança de sua matriz econômica, deixem de ser apenas extrativistas e possam também passar a operar no setor da prestação de serviços, turismo de base comunitária em especial”, salienta.

CURSO – Segundo Tiago Mafra, gestor da CIA Ambiental, empresa contratada que realiza o Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social da Portos do Paraná, “essa primeira ação foi focada em filhos de pescadores e desenvolvida na Ilha do Valadares, uma das comunidades que está dentro da área de influência dos portos paranaenses”.

O curso, realizado pela manhã, dura 10 dias e tem carga horária de 30 horas ministrado para jovens a partir de 16 anos, que geralmente estão na fase final do ensino médio.

“O objetivo é aprimorar a entrada desses jovens no mercado de trabalho, apresentando a eles técnicas de entrevista, técnicas de atendimento, aprimoramento de comunicação para pessoas que vão trabalhar no comércio ou de maneira geral e para pessoas que vão procurar um emprego e tem que aprender a se apresentar”, explica Mafra.

METODOLOGIA – Para Vanessa Lima dos Santos, instrutora na área de gestão do Senac Paranaguá, é sempre um desafio capacitar os adolescentes. “Verificamos nesses jovens, dessas comunidades, que realmente eles têm uma carência de lidar com a comunicação. Trabalhamos com eles a autoconfiança, o desenvolvimento contra a timidez, para eles saberem e entenderem a trabalhar com a comunicação, a forma de aplicar, a inteligência emocional, a postura, entre outros”.

“Eles ficam antenados nas aulas porque temos uma metodologia ativa em relação a aplicação do conteúdo. Trabalhamos com muitas dinâmicas e trazemos junto com essa vivência o domínio técnico científico”, afirma Vanessa.

Ao final do curso, além do certificado que recebem, os alunos entregam ao professor um boletim informativo completo, feito 100% por eles. O produto é concebido desde a pauta, marcação de entrevistas, fotos, liberação de direito de imagens, até a diagramação final.

Para o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana, o trabalho é importante que as crianças e jovens se capacitem, para que consigam ter facilidade de comunicação, seja na hora de abordar um turista, buscar um novo emprego, em uma entrevista, na hora de se expressar. “Precisamos formar pessoas que não sejam tímidas na hora de colocar para fora suas vontades, seus anseios, seus desejos, suas intenções”, diz Santana.

Fonte: Portos do Paraná