O prédio onde funcionava a Biblioteca Mario Marcondes Lobo, em Paranaguá, será disponibilizado para a Secretaria de Estado da Saúde, com o objetivo de ser usado como um espaço de atendimentos médicos a população do Litoral. Segundo a Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura o imóvel, que já abrigou a Santa Casa de Paranaguá e que em 2013 foi transformado na primeira filial da Biblioteca Pública do Paraná, voltará a funcionar como um local para as ações de enfrentamento a pandemia do novo coronavírus, que exige estruturas maiores e mais organizadas para o trabalho dos profissionais da saúde.
Desde 2018 o prédio estava fechado para um processo de reformulação, e a Biblioteca passou a funcionar na Casa de Cultura Brasílio Itiberê. Lá todos os projetos e o acervo, com cerca de 10 mil volumes, continuaram a disposição da comunidade; porém com a pandemia o espaço foi fechado, seguindo os protocolos de segurança previstos nos decretos municipais e estaduais.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, o prédio que fica ao lado do Hospital Regional do Litoral deverá integrar a proposta de um Ambulatório Médico de Especialidade (AME).
(com informações da Agência Estadual de Notícias)