Prefeitura de Morretes cancela edição 2022 da tradicional Festa Feira

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

A Festa- Feira Agrícola e Artesanal é dos eventos mais importantes para o turismo e fortalecimento econômico de Morretes, durante seus nove dias de duração, tem como principal objetivo oferecer aos visitantes uma extensa agenda que inclui programação cultural, venda de produtos agrícolas e artesanato local, além da valorização da gastronomia regional.

A Festa não reúne apenas moradores do município, mas também turistas vindos de várias regiões do Paraná e até mesmo de outros cantos do Brasil. Mesmo com toda a sua importância, ao que tudo indica, não haverá a edição 2022 da Festa-Feira de Morretes, que estava prevista para acontecer no final do mês de maio.

A Prefeitura, se pronunciou em suas redes sociais e explicou com um texto detalhado, os motivos que impulsionaram o cancelamento. Entre os principais entraves apontados : preocupação com a saúde pública, evitando assim um possível aumento dos casos de Covid-19 na região, falta de recursos financeiros e a revitalização da Orla do Rio Nhundiaquara, bem como, o recapeamento da Rua Conselheiro Sinimbu, vias utilizadas para a realização da Festa-Feira

“O ano de 2022 se iniciou conturbado, com muitas incertezas acerca do rumo que a crise pandêmica iria tomar, não apenas em âmbito municipal, mas internacional. Visando privilegiar os cuidados com a saúde pública, a Prefeitura optou por cancelar quaisquer festividades de carnaval. Pelo mesmo motivo, a Festa-Feira foi colocada em posição de reavaliação, até que fosse possível vislumbrar a direção que a pandemia iria tomar.

Em um primeiro momento, devido às perspectivas de melhora do cenário nacional, a Prefeitura não apenas cogitou realizar o evento, como também iniciou as providências para sua execução. Formalizada a comissão da Festa Feira, conforme Decreto n.º 379/2022, a programação foi submetida à análise sendo adiada para o final do mês de maio. A partir deste momento foi elaborado um projeto preliminar com orçamento, bem como foi publicado Edital de Convocação para Patrocínio.

Apesar dos esforços, a execução da festividade mostrou-se inviável. Isto porque obras importantes como a revitalização da Orla do Rio Nhundiaquara e recapeamento da Rua Conselheiro Sinimbu estão em fase avançada para sua realização, vias comumente utilizadas para a realização da Festa-Feira, o que impediria a livre e segura locomoção dos moradores, turistas e feirantes durante a festividade”.

O pronunciamento ainda continua.

“Além disso, a falta de tempo hábil para a preparação de um evento de grande porte se tornou um importante entrave para a realização satisfatória da Festa. É importante destacar, ainda, que a falta de tempo não foi o único fator determinante para o cancelamento, pois um evento deste porte também exige alto investimento e mão de obra.

O Município encontra-se com a perspectiva de arrecadação reduzida impossibilitando o custeio da totalidade do evento sem comprometer ou arriscar as finanças, ou as certidões negativas conquistadas, primordialmente, pelo fato de que neste ano de 2022, ante a ausência de pedágio, o Município perdeu cerca de 10% (dez por cento) de sua arrecadação anual.

Apesar da publicação do mencionado Edital de Chamamento Público para Patrocínio da Festa-Feira, não foi possível obter o montante necessário para a realização da festividade”.

A Prefeitura de Morretes, informou também, que irá se comprometer desde já, no planejamento de uma grande Festa-Feira para o ano de 2023 e diz estar ciente dos prejuízos que o cancelamento gera para a economia da região.

‘É evidente e a gestão reconhece que a ausência de um evento desta importância, abre uma enorme lacuna na perspectiva financeira do comércio local, situação ainda agravada pela crise decorrente da pandemia do Novo Coronavírus”, concluiu o comunicado.