Problemas dermatológicos são comuns durante o inverno

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Um banho quentinho durante os dias mais gelados é indispensável e muito prazeroso, todos sabemos. Por outro lado, pode acarretar inúmeros problemas dermatológicos, algo comum durante o inverno.

Segundo os dermatologistas, durante os dias mais frios, a umidade do ar baixa e as temperaturas mais frias fazem com que a transpiração corporal seja reduzida e como consequência a pele fica mais seca. Além disso, nesta época, é comum tomarmos banhos mais quentes, os quais provocam uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele.

“No inverno o clima é mais seco e as temperaturas mais baixas, o que prejudica a nossa pele de reter água, isto é, de manter- se hidratada. Vale lembrar que no inverno as pessoas costumam tomar banhos muito quentes, e diminuir o consumo de água. Todos esses fatores contribuem para um maior ressecamento da pele, podendo até desenvolver dermatites e inflamações cutâneas nessa época do ano”, explica Laís Garcia formada em Estética e Cosmética pela Universidade Tuiuti do Paraná.

Na imagem a esteticista Laís Garcia. Crédito da foto: Enviada pela entrevistada

Segundo Laís, a procura por atendimento relacionado ao ressecamento da pele é grande nesta época do ano. “A procura por atendimento é alta nesta época do ano e a principal queixa dos pacientes durante o inverno é o ressecamento da pele, fissuras e rachaduras, lábios desidratados”, destaca ela.

A esteticista reforça que, alguns cuidados simples com a pele no cotidiano podem fazer muita diferença. “A hidratação da pele começa de dentro para fora, então aumente o consumo de água. Eu sei que amamos banhos bem quentinhos no inverno, mas evite banhos muito longos e muito quentes, pois a água muito quente remove a barreira protetora natural da pele”, completa Lais.

PARCEIROS