Problemas na Balsa: Guaratuba decretou estado de calamidade pública por 60 dias

Crédito da Foto - Tribuna do Paraná

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Guaratuba decretou estado de calamidade pública por 60 dias.

O motivo é a prestação de serviço apresentada pela empresa BR Travessias, responsável pela balsa, durante a temporada de verão deste ano. O serviço é considerado precário pelos usuários e órgãos fiscalizadores. 

Por sua vez, a empresa alega que já investiu o equivalente a R$ 8 milhões em equipamento e estrutura para atender as exigências previstas no contrato.

“Com a chegada da temporada de verão e a ausência de planejamento específico pela concessionária que realiza o serviço, para o aumento da demanda, mais uma vez deixaram de ser atendidas as necessidades dos usuários, ocasionando morosidade diária excessiva e inconcebível, criando filas quilométricas que põem em risco o trânsito nas vias urbanas e nas estradas que levam ao local de embarque e desembarque, bem como dificultando e até impedindo os trabalhadores que se deslocam no litoral, de chegarem em seus locais de trabalho”, destacou o prefeito de Guaratuba Roberto Justus, em um trecho do decreto.

A partir de agora, com o decreto, a Secretaria Municipal do Urbanismo, Secretaria Municipal da Segurança Pública e a Coordenadoria da Defesa Civil do Município podem trabalhar de forma coordenada com o objetivo de evitar o risco de desastre em razão do colapso do sistema de transporte aquaviário.

As embarcações que atuam pela BR Travessias, também irão poder passar por vistorias das equipes municipais com a intenção de que sejam evitadas irregularidades.

Já o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER) destacou que abriu um Processo Administrativo de Apuração de Responsabilidade (PAAR) contra a empresa que opera o ferry-boat em Guaratuba, o que pode acarretar até na rescisão unilateral do contrato.

A BR Travessias emitiu uma nota na qual diz que “vem realizando todos os investimentos necessários para sanar deficiências e atender às determinações contratuais”.

Leia a nota na íntegra:

“Sobre o decreto de calamidade baixado pela Prefeitura de Guaratuba e publicado nesta terça-feira (11) no Diário Oficial do município, a BR Travessias Ltda informa que desde que assumiu a concessão, em 7 de abril de 2021, vem realizando todos os investimentos necessários para sanar deficiências e atender às determinações contratuais.

A concessionária também informa que desde abril, até o final de dezembro de 2021, foram investidos cerca de 8 milhões em equipamentos e estruturas.

Os três ferrys de propriedade do DER, sob responsabilidade da BR Travessias foram reformados. Tiveram praticamente toda a parte mecânica e elétrica trocadas. Os equipamentos também receberam novos motores e pintura superficial para conter a ferrugem presente em toda parte. Também foram necessárias reformas nas pontes de acesso aos flutuantes, que apresentavam riscos à segurança do usuário e nas instalações elétricas e hidráulicas do edifício em que funciona a administração da concessionária.

A empresa reafirma seu empenho e a realização de investimentos permanentes no sentido de recuperar equipamentos, estruturas e oferecer um serviço de excelência que o usuário merece, o que, reconhece, ainda não alcançou, assim como de cumprir todas as determinações contratuais, nos prazos estabelecidos”.