Mãe do Rocio: Procissão terrestre reúne milhares de devotos em Paranaguá

Gostou deste conteúdo? compartilhe...

Facebook
WhatsApp
Email

Na tarde da última terça-feira (15), aconteceu um dos momentos mais esperados da Festa em louvor a Nossa Senhora do Rocio. A procissão terrestre reuniu cerca de 100 mil fiéis vindos de todo Brasil.

O trajeto iniciou às 16 horas saindo do Santuário em direção à Catedral Diocesana de Paranaguá. Em volta do andor, os fiéis cantaram e pediram suas bençãos e intercessões para a Mãe do Rocio, padroeira do Paraná. Muitos, também aproveitaram para pagar promessas.

Segundo a organização, mais de 400 mil pessoas passaram pelo Santuário do Rocio durante os dez dias de festa. A procissão foi transmitida pelas redes sociais do Santuário para quem não pôde comparecer pessoalmente.

No trajeto, empresas e casas foram enfeitadas como uma maneira de homenagear a padroeira. O dia ensolarado e tempo aberto, contribuíram para a grande adesão dos fiéis.

A procissão terrestre sempre atrai milhares de devotos vindos do país inteiro. Em 2020 e 2021, ela teve que ser adaptada em virtude do distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19.

Origem da Procissão 

Devido aos inúmeros milagres realizados pela santa ao longo dos anos, muitos devotos foram surgindo e a imagem que ficava no bairro do Rocio, foi transferida para a Catedral Diocesana no Centro Histórico, para poder receber a grande demanda de fiéis.

Uma tradição conta que após levarem a imagem para a Catedral, em três ocasiões, ela desapareceu misteriosamente e muitos relatavam ver uma pequena luz caminhando pela Estrada Velha do Rocio, até o local de sua origem.

Os devotos entenderam que isso acontecia porque ela desejava ficar na região do Rocio, o que fez com que anos mais tarde, fosse construído no bairro, o Santuário em sua homenagem. A história explica e dá sentido tanto à procissão de ida como a de retorno.

Procissão de Retorno 

Nesta quarta-feira, 16 de novembro, terá às 18h uma missa na Catedral Diocesana e às 19h ocorrerá a Procissão Luminosa do Retorno da Imagem da Padroeira do Paraná, saindo da Catedral até o Santuário do Rocio. 

A partir das 15h de hoje, será ponto facultativo nas repartições públicas municipais, na forma do artigo 8º da Lei Municipal nº 2.808, de 31 de outubro de 2007, com redação dada pela Lei Municipal nº 3.506, de 18 de novembro de 2015. O projeto de lei é de autoria do então vereador, Arnaldo Maranhão.

“Em anos anteriores, a procissão de retorno conhecida como procissão dos parnanguaras, que é quando Nossa Senhora do Rocio volta para casa, acontecia às 17 horas. Devido ao horário, muitas pessoas que trabalham não conseguiam comparecer. Por esse motivo criamos essa lei, tornando ponto facultativo todo dia 16 de novembro a partir das 15 horas. Assim os trabalhadores conseguem sair de seus locais de trabalho, passar em casa, cuidar dos filhos e dos afazeres domésticos e ir prestigiar a procissão de retorno”, explica Maranhão.

Programação

DIA 16.11 (QUARTA-FEIRA)

18h00 Missa na Catedral

19h00 Procissão Luminosa do Retorno (Catedral até Santuário)

DIA 20.11 (DOMINGO)

21h00 Live do Sorteio da Promoção de Prêmios

Fotos: Christian Barbosa